Nanotecnologia : imagens moleculares da IBM ajudam na miniaturização.

A IBM estudou o comportamento de estruturas moleculares colocadas sobre superfícies artificiais. "O objetivo era tornar essas moléculas funcionais no futuro, para utilizá-las por exemplo, como interruptores ou transistores", declarou Fabian Mohn, pesquisador da IBM. São técnicas de microscopia e imagiamento avançadas, que foram utilizadas para ver como se repartia e como se distribuía a carga das ligações químicas formadas entre átomos e moléculas colocados sobre estas superfícies.

"Esta descoberta da pesquisa é um passo à frente na compreensão, monitoramento e refinamento de estruturas moleculares de sistemas elétricos", declarou o pesquisador. Por exemplo, uma molécula que tivesse propriedades interessantes para separar fônons em cargas positivas e negativas em cada direção poderia facilitar e tornar mais eficaz a transformação da luz em eletricidade pelas células solares.

"Esta descoberta permite também melhor compreender a eficácia de uma estrutura molecular como interruptor, diodo ou transistor", declarou Michael Crommie, professor de física na Universidade de Berkeley, Califórnia (EUA), e pesquisador junto ao Lawrence Berkeley National Laboratory. "Algumas pessoas pensam que seria interessante utilizar moléculas como "blocos de construção" para os sistemas elétricos", declarou o pesquisador, que não participou da pesquisa da IBM. "Um dos problemas é encontrar como organizar as moléculas sobre estas superfícies para fazer aquilo que queremos que elas façam. Muitos pesquisadores trabalham no assunto."

Imagens Moleculares da IBM.

Créditos: IBM Research

"A técnica da IBM repousa sobre uma ferramenta de diagnóstico que permite aos pesquisadores melhor caracterizar as pequenas estruturas", declarou Michael Crommie. As moléculas são "montagens" de átomos tendo configurações particulares e ligadas entre si por ligações químicas. Elas se comportam diferentemente, conforme o ambiente. Os elétrons mantêm os átomos juntos e dão às moléculas todas suas propriedades. A maneira como os sistemas moleculares podem se comportar é infinita. "Os pesquisadores gostariam de predizer o comportamento molecular sobre as superfícies e refinar, por conseguinte, as estruturas", explicou o pesquisador. Por exemplo, a ferramenta da IBM poderia ajudar os pesquisadores do Lawrence Berkeley National Laboratory a criar dispositivos de grafeno mais eficazes, aplicando modificações no nível atômico. Michael Crommie gostaria de modificar o grafeno, acrescentando ou suprimindo uma carga, ou ainda ver como o grafeno influi no comportamento de uma molécula.

RTFlash (Tradução - MIA).