Grafeno no espaço.

Descoberto em 2004, o sucesso do grafeno foi imediato. O mais fino cristal conhecido, que se encontra no estado natural no grafite, é também ultrarresistente, transparente, excelente condutor de eletricidade, muito denso (mesmo o átomo de hélio não passa através dele)... Seus dois "inventores", André Geim e Konstantin Novoselov, foram, aliás, recompensados com um prêmio Nobel em 2010. Produzido em pequena quantidade na Terra, o grafeno não está ainda em estado de exploração industrial, mas suscitou um vivo interesse, em eletrônica, graças às suas propriedades que o fazem o material ideal para a nova geração de transistores.

A descoberta de grafeno no espaço não será diretamente útil à humanidade, mas os astrônomos gostariam de saber como ele pôde ser criado. O telescópio Spitzer identificou a "assinatura" do grafeno em duas pequenas galáxias. Nas Nuvens de Magellan (Nuvens de Magalhães), ele está em particular espalhado perto de estrelas em final de vida, provavelmente "cuspido" por estas últimas. O telescópio também identificou na mesma região uma outra molécula, composta de átomos de carbono, em forma de bola de rugby, o C70.

Grafeno e C
70 descobertos nas Nuvens de Magellan (Magalhães).

Créditos: IAC/NASA/NOAO/ESA/STScl/NRAO.

Como o grafeno, o C70 pertence à família de fulerenos, moléculas compostas unicamente de carbono, podendo ter uma forma geométrica que lembra aquela de uma esfera, de um elipsóide, de um tubo (chamado nanotubo) ou de um anel. Os fulerenos foram descobertos em meteoritos transportando gases extraterrestres e água e bem recentemente encapsulada no C60 (desta vez, molécula em forma de bola de futebol) graças à novas técnicas desenvolvidas em laboratório. (Ver notícia neste mesmo número do Boletim Eletrônico LQES NEWS.)

Estes resultados sugerem que os fulerenos puderam transportar materiais do espaço para a Terra primitiva e, talvez, assim tenham também participado do surgimento da vida em nosso planeta.

Science et Avenir (Tradução - MIA).

Assuntos Conexos:

Hot Temas - Grafeno.