Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 
NOVIDADES

Elétrons : forma esférica é descoberta.

Medidas superprecisas de um elétron foram feitas por uma equipe de pesquisadores europeus: os resultados indicam que a forma do mesmo é esférica.

Os resultados mostraram como o elétron acaba de ser categorizado como sendo perfeitamente esférico, com menos de 0,000.000.000.000.000.000.000.000.001 cm. A equipe comenta que se alguém quisesse ampliar um elétron para o tamanho do sistema solar, ele seria perfeitamente esférico para o olho humano, com a largura de um fio de cabelo. A equipe de físicos conduziu o estudo examinando elétrons em moléculas de fluoreto de itérbio (YbF3). Utilizaram um laser extremamente preciso para medir o movimento destes elétrons.

Assim, os cientistas puderam decidir sobre a forma dos elétrons: redonda! Não fora este o caso, quando o elétron está em movimento apresentaria uma oscilação que deformaria o resto da molécula, como um pião desequilibrado. Não tendo observado qualquer oscilação, a equipe concluiu que os elétrons tinham, sim, uma forma esférica.




O elétron é perfeitamente esférico, segundo estudos de pesquisadores ingleses.


Créditos: Hedgehog Fotolia/Cordis.


O Dr. Jony Hudson, um dos autores do estudo, do Departamento de Física do Imperial College, Londres, comenta: "Estamos verdadeiramente felizes de termos podido ampliar nossos conhecimentos sobre um dos fundamentos da matéria. Trata-se de medidas complexas, mas estes conhecimentos permitirão que melhoremos nossas teorias de física fundamental. O público quase sempre se surpreende ao descobrir que nossas teorias são "inacabadas", mas, na realidade, são simplesmente melhor definidas e melhoradas, através de medidas mais precisas como esta".

O estudo fez progredir um dos maiores mistérios da física: compreender as razões e qual a origem da predominância da matéria sobre a antimatéria. A escola de pensamento atualmente admitida entre os físicos é que, durante o Big Bang, a antimatéria foi criada como a matéria comum. Mas, desde que a existência da antimatéria - uma substância "que não se pode apanhar", que se comporta como a matéria, com a exceção de ter carga elétrica contrária - foi descrita pela primeira vez por Paul Dirac, em 1928, não a encontramos senão em pequenas fontes, tais como os raios cósmicos e certas substâncias radioativas.

Entender onde se encontra e eventualmente a possibilidade da existência da antimatéria foi sempre um mistério, até o aparecimento dessa nova área de pesquisa. Os cientistas tentam explicar esta falta de antimatéria, pesquisando as diferenças entre o comportamento da matéria e da antimatéria que ainda ninguém observou.

Dado que a versão da antimatéria do elétron negativo é o antielétron positivo, igualmente chamado pósitron, compreendendo melhor a forma do elétron os cientistas do Imperial College esperam que estes conhecimentos os conduzam a uma melhor compreensão de como os pósitrons se comportam e quais são as diferenças entre a matéria e a antimatéria, o centro de interesse da próxima etapa de pesquisas.

O professor Edward Hinds, coautor do estudo e responsável pelo Centro de Matéria Fria da instituição britânica, comenta as implicações de seus trabalhos: "O mundo inteiro é composto de matéria normal, com somente alguns traços de antimatéria. Os astrônomos chegaram a examinar até as "extremidades" do universo visível e, mesmo aí, não encontraram senão matéria, e antimatéria em pequeníssimas quantidades. Os físicos não compreendem onde se encontra toda a antimatéria, mas este estudo permite confirmar ou invalidar certas explicações possíveis."

A equipe desenvolve atualmente novos métodos para resfriar as moléculas à baixas temperaturas não só para melhorar as leituras das medidas da forma do elétron, mas também para melhor controlar o movimento exato das moléculas. Assim, os pesquisadores poderão estudar o comportamento dos elétrons presentes, com uma precisão sem precedentes. Se não tivessem descoberto que os elétrons tinham uma forma esférica, teriam tido a prova de que o comportamento da antimatéria e da matéria difere sobremodo em relação às hipóteses que vêm sendo colocadas pelos físicos.

Cordis (Tradução - MIA).


Nota do Scientific Editor: o trabalho que deu origem a esta notícia, de título: "Improved measurement of the shape of the electron", de autoria de J. J. Hudson,D. M. Kara, I. J. Smallman, B. E. Sauer, M. R. Tarbutt e E. A. Hinds, foi publicado na revista Nature, volume 473, págs. 493-496, 2011, DOI: 10.1038/nature10104.


<< voltar para novidades

 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco