Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 
NOVIDADES

Garrafa de refrigerante totalmente reciclável.

Ainda que os outros gigantes da distribuição de refrigerantes e águas minerais também estejam engajados no esforço de dar sua contribuição à fabricação de embalagens duráveis, nenhum dentre eles, até o momento, conseguiu alcançar este grau de sofisticação.

O projeto piloto da PepsiCo deverá ser lançado em 2012, após o que o grupo americano tem intenção de produzir em grande escala.

A garrafa é composta de "materiais biológicos brutos", precisou a PepsiCo em um comunicado, citando especialmente a casca de coníferas e as folhas de milho. Combinando processos biológicos e químicos, a PepsiCo identificou métodos capazes de criar uma estrutura molecular idêntica ao polietileno tereftalato (PET), que é baseado no petróleo.



Garrafa de plástico, 100 % degradável, que poderá revolucionar a indústria de engarrafamento de refrigerantes e águas.

Créditos: PepsiCo.


"No futuro, o grupo prevê (...) incluir cascas de laranja, cascas de batata, bagas, películas de aveia e outros produtos agrícolas derivados da atividade de agroalimentos", acrescentou o comunicado.

"A PepsiCo, que é um dos maiores grupos agroalimentares do mundo, está em uma posição única para utilizar os produtos derivados agrícolas (...) a fim de fabricar uma garrafa ecologicamente adequada para nossas bebidas", comentou a CEO Indra Nooyi, evocando "um modelo de funcionamento durável".

No que diz respeito a esta garrafa 100% reciclável, a PepsiCo afirma que ela possui o mesmo aspecto e o mesmo nível de proteção que uma garrafa plástica convencional.

Enerzine (Tradução - MIA).


Assuntos Conexos:

Coca-Cola adota garrafa feita de plástico de cana-de-açúcar.

Garrafas de Coca-Cola com tecnologias biobaseadas.

Uma "nova vida" para o plástico PET: desenvolvido novo procedimento de reciclagem.

"Loura", em embalagem plástica! Cerveja ganha nova "vestimenta".


<< voltar para novidades