Garrafa de refrigerante totalmente reciclável.

Ainda que os outros gigantes da distribuição de refrigerantes e águas minerais também estejam engajados no esforço de dar sua contribuição à fabricação de embalagens duráveis, nenhum dentre eles, até o momento, conseguiu alcançar este grau de sofisticação.

O projeto piloto da PepsiCo deverá ser lançado em 2012, após o que o grupo americano tem intenção de produzir em grande escala.

A garrafa é composta de "materiais biológicos brutos", precisou a PepsiCo em um comunicado, citando especialmente a casca de coníferas e as folhas de milho. Combinando processos biológicos e químicos, a PepsiCo identificou métodos capazes de criar uma estrutura molecular idêntica ao polietileno tereftalato (PET), que é baseado no petróleo.

Garrafa de plástico, 100 % degradável, que poderá revolucionar a indústria de engarrafamento de refrigerantes e águas.

Créditos: PepsiCo.

"No futuro, o grupo prevê (...) incluir cascas de laranja, cascas de batata, bagas, películas de aveia e outros produtos agrícolas derivados da atividade de agroalimentos", acrescentou o comunicado.

"A PepsiCo, que é um dos maiores grupos agroalimentares do mundo, está em uma posição única para utilizar os produtos derivados agrícolas (...) a fim de fabricar uma garrafa ecologicamente adequada para nossas bebidas", comentou a CEO Indra Nooyi, evocando "um modelo de funcionamento durável".

No que diz respeito a esta garrafa 100% reciclável, a PepsiCo afirma que ela possui o mesmo aspecto e o mesmo nível de proteção que uma garrafa plástica convencional.

Enerzine (Tradução - MIA).

Assuntos Conexos:

Coca-Cola adota garrafa feita de plástico de cana-de-açúcar.

Garrafas de Coca-Cola com tecnologias biobaseadas.

Uma "nova vida" para o plástico PET: desenvolvido novo procedimento de reciclagem.

"Loura", em embalagem plástica! Cerveja ganha nova "vestimenta".