Uma pistola de pintura... e você estará pronto para a festa !

É possível se vestir usando simplesmente o conteúdo de uma pistola de pintura: químicos e costureiros provaram isso e se apressam a fazer uma demonstração em Londres. O tecido das roupas sem costuras, fabricadas no próprio corpo, poderia também ter aplicações em medicina, e, na verdade, também na indústria.

Do mesmo modo que se pinta com uma pistola, pode-se criar uma tapeçaria, um curativo ou mesmo uma roupa. Foi na área da moda que este procedimento original foi desenvolvido e demonstrado por Manel Torres, um designer espanhol que colabora regularmente com Paul Luckham, do Department of Chemical Engineering, do Imperial College London. Uma empresa, Fabrican, foi fundada em 2003 para comercializar esse tecido, batizado como Spray-On Fabric.

A equipe se apressou em mostrar, em Londres, os últimos avanços desse procedimento original. A novidade foi programada para ser apresentada no Imperial College, por ocasião do desfile Science in Style spray-on fashion.

Curativos, lenços, vestidos ou revestimento interno de um carro.

A técnica consiste em misturar fibras (acrílico, lã ou linho) a um polímero e a um solvente. A escolha de fibras permite modificar a textura à vontade. Elas serão mantidas juntas pelo polímero líquido. A projeção pode ser realizada com a ajuda de uma bomba ou de uma pistola de pintura com reservatório. Uma vez produzido e fixado na superfície, o solvente se evapora e se obtém uma espécie de tecido, que pode até ser lavado. Uma roupa assim construída pode ser usada novamente...

Um criador de alta costura pode dar livre curso à sua imaginação. Manel Torres aproveitou a chance! A inovação tem outras aplicações potenciais, explica a equipe. Em medicina, tal material poderá ser utilizado como curativo para feridas ou queimaduras da pele. Poderá também ser usado para a confecção de lenços/toalhinhas estéreis.

O procedimento Spray-On Fabric foi apresentado na moda, mas outras aplicações, seguramente, são possíveis.

Créditos: Fabrican / Gene Kiegel.

A Fabricam imagina aplicações para a indústria, uma vez que o procedimento permitiria também realizar rapidamente revestimentos interiores de, por exemplo, um automóvel.

FuturaSciences (Tradução - MIA).

Nota do Managing Editor: veja o vídeo do processo Spray-On Fabric clicando aqui.