Mais de 18.300 acessos : Top 10 Most Accessed Article !

Muitos pesquisadores ainda relutam em publicar seus trabalhos em revistas veiculadas pelo chamado sistema Open Access, ou seja: revistas nas quais qualquer pessoa pode consultar os artigos em sua integralidade, via internet, sem qualquer restrição.

Este não foi o caso dos autores do trabalho "Mechanistic aspects of biosynthesis of silver nanoparticles by several Fusarium oxisporum strains", N. Duran, P.D. Marcato, O.L. Alves, G.I.H. de Souza e E. Espósito, da UNICAMP e UMC, publicado em 2005, na revista Journal of Nanobiotechnology (JNB). Este trabalho ultrapassou a marca de 18.300 acessos, que o coloca entre os "Top 10 most Accessed Articles for all time" da revista, desde a sua fundação em 2001.

Informação apresentada pela revista JNB em seu site.

Créditos: JNB.

Segundo os autores, um dos aspectos importantes do sistema Open Access é "a visibilidade que traz para as pesquisas realizadas e o fato de pessoas poderem ler o trabalho por inteiro, independentemente de sua instituição (para o caso do Brasil) fazer ou não parte do Programa Periódicos CAPES". No caso da JNB, apesar de ainda não ter um fator de impacto oficial na Web of Science, o valor calculado - segundo as regras conhecidas -, foi 4,70 para o ano de 2009.

O destaque que tem levado ao grande interesse por este trabalho é o fato de "termos sintetizado nanopartículas de prata por um método nanobiotecnológico e apresentado uma proposta de mecanismo para a conversão de íons prata (Ag+) em nanopartículas (Ago), através de um processo redox envolvendo uma redutase nitrato-dependente", assinalam os autores.

Este artigo foi a base para a patente internacional depositada pelos pesquisadores, via INOVA-Unicamp, relacionada com a fabricação de tecidos antibacterianos.

LQES NEWS, Ano IX, Volume IX, 05 abril, 2010.

Nota do Managing Editor: o trabalho que deu origem a esta notícia pode ser acessado clicando aqui.