Nanocatalisadores : mais verde a fabricação de produtos químicos.

Desenvolvido pelos químicos da Universidade McGill, Chao-Jun Li, Audrey Moores e seus colegas, um novo catalisador nanotecnológigo oferece à indústria ocasião de reduzir a utilização de metais pesados, custosos e tóxicos.

Os catalisadores são substâncias que favorecem e provocam reações químicas. Ainda que os químicos conheçam há muito tempo os impactos ecológicos e econômicos dos catalisadores químicos tradicionais e que façam esforços reais para reutilizar seus materiais, é frequentemente difícil separar os produtos químicos catalisadores do produto final. A descoberta da equipe elimina completamente esse processo químico.

O Dr. Li compara o novo catalisador a "um imã que se utiliza para retirar os produtos químicos". Essa tecnologia - o nanomagnetismo - emprega as nanopartículas de um simples imã de ferro. As nanopartículas medem entre 1 e 100 nanômetros (o diâmetro de um fio de cabelo tem cerca de 80.000 nanômetros). O próprio catalisador é benigno e pode ser reciclado eficientemente. Em termos de aplicações práticas, seu método já pode servir para gerar as reações necessárias, por exemplo, na pesquisa farmacêutica, e poderá ulteriormente servir para provocar as reações desejadas, quando de atividades de pesquisa em outras indústrias e áreas.

Nanopartículas de óxidos de ferro grudam na barra de agitação quando pára a reação.

Créditos: Green Chemistry.

A abordagem científica e inédita do Dr. Li tenta evitar a utilização de solventes tóxicos à base de produtos petroquímicos, substituindo-os por substâncias básicas.

Enerzine (Tradução - MIA).

Nota do Scientific Editor: o artigo que deu origem a esta notícia: "Fe3O4 nanoparticles: a robust and magnetically recoverable catalyst for three-component coupling of aldehyde, alkyne and amine", de autoria de T. Zeng, W.-W. Chen, C. M. Cirtiu, A. Moores, G. Song e C.-J. Li, foi publicado na revista Green Chemistry, on-line, fevereiro, 2010, DOI: 10.1039/b920000b.