Instalado o Fórum de Competitividade de Nanotecnologia.

Realizou-se no dia 23 de novembro, no Edifício-Sede do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em Brasília, a instalação do Fórum de Competitividade de Nanotecnologia e sua I Reunião Plenária.

Participaram do evento, Diretores do MDIC, representantes do Conselho Gestor da PDP, empresas, membros de associações empresariais, órgãos de governo de diferentes ministérios, institutos de pesquisa e academia.

A apresentação da PDP, seu desenvolvimento e metas alcançadas foi feita por Maria Luisa C. Machado Leal, Diretora Executiva da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Capa da publicação Relatório de Macrometas (maio/2008-julho/2009) da PDP.

Créditos: ABDI, BNDES,MF e MDIC.

A palestra magna do evento foi proferida pelo Prof. Oswaldo Luiz Alves, da Unicamp, que discorreu sobre os desenvolvimentos, oportunidades e desafios da Nanotecnologia. Seguiu-se amplo debate com os participantes.

Na segunda parte do Fórum, os participantes se agruparam em quatro grupos de trabalho: GT Mercado, GT Marco Regulatório, GT Cooperação Internacional e GT Formação de Recursos Humanos. Ao final do dia foram feitos relatos contendo as proposições de cada um dos diferentes GTs.

Segundo o MDIC, articulador e coordenador do Fórum, "... o Fórum de Competitividade de Nanotecnologia constitui o lócus para viabilizar a discussão e encaminhamento de iniciativas e programas, em consonância com as dimensões definidas na PDP. Trata-se, portanto, de uma rara oportunidade de se buscar o consenso em torno de oportunidades e desafios, definindo metas e ações voltadas para o desenvolvimento sustentável e a implementação de uma nova política industrial".

A próxima Reunião Plenária do Fórum está marcada para 16 de dezembro de 2009.

LQES NEWS, Ano VIII, Número 185, 02 dezembro, 2009.