Comunidade de nanotubos faz reunião em Niterói.

Realizou-se, 18-20 de outubro, em Niterói, Rio de Janeiro, o 4º. Encontro da Rede Nacional de Pesquisas em Nanotubos. Desta vez, o evento foi realizado conjuntamente com o I Encontro do INCT de Nanomateriais de Carbono.

O Encontro contou com 170 participantes, dentre professores, estudantes de pós-graduação de mestrado e doutorado e iniciação científica, provenientes dos estados de Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Ceará e Pará. Foram apresentadas 36 comunicações orais e 71 pôsteres, que mostraram o estado da arte dos trabalhos nesta área realizados no país. Além dos aspectos de síntese, purificação, funcionalização, nanocompósitos e espectroscopia de nanotubos foram apresentadas várias aplicações destes materiais. Os aspectos teóricos também foram contemplados com trabalhos que trataram desde a estrutura eletrônica, modelagem e simulação até os problemas de transporte quântico. Dois aspectos chamaram atenção neste evento: os primeiros trabalhos de toxicidade envolvendo nanotubos de carbono e fulerenos e o aumento significativo dos estudos envolvendo grafite, óxido de grafite e grafenos.

O programa completou-se com 02 palestras. A primeira, proferida pela Dra. Anna Shvedova do NIOSH (National Institute for Occupational Safety & Health)/West Virginia University dos Estados Unidos, que tratou de aspectos fisiológicos e patológicos associados aos nanotubos de carbono. A segunda palestra, proferida pelo professor Eduardo Valadares da UFMG, apresentou várias propostas de divulgação científica e tecnológica para a Rede e INCT.

A palestra de abertura foi feita pelo professor Oswaldo Luiz Alves, do Laboratório de Química do Estado Sólido, do IQ-Unicamp, de título: "Nanotecnologias: para além do laboratório", onde foram tratadas as implicações potenciais da nanotecnologia, desde questões econômicas, passando pelos riscos e benefícios ao ser humano e ao meio ambiente, até questões ligadas à nanogeopolítica.

Na foto, os participantes do evento.

Créditos: Toninho (UFF).

Tanto a Rede quanto o INCT são coordenados pelos professores Marcos Pimenta e Hélio Chacham, da Universidade Federal de Minas Gerais. A organização do evento esteve a cargo dos professores Andréa Latgé e Antonio Tavares Costa, ambos da Universidade Federal Fluminense, grandes responsáveis pelo êxito do evento.

LQES NEWS, Ano VIII, Número 183, 01 de novembro, 2009.

Nota do Managing Editor: o programa completo do evento pode ser consultado acessando-se o link http://workshopnano.if.uff.br/.

Assuntos Conexos:

Rede Nacional de Pesquisas em Nanotubos de Carbono realiza o seu Workshop 2006.

Rede Nacional de Pesquisa em Nanotubos de Carbono realiza seu Workshop 2008.