Prêmio Nobel de Química 2009.

O Prêmio Nobel de Química 2009 acaba de ser atribuído a dois americanos e uma israelita por estudos sobre os ribossomos. Seus trabalhos prometem avanços no tratamento das doenças, graças ao melhoramento dos antibióticos.

Venkatraman Ramakrishnan.

Créditos: MRC Laboratory of Molecular Biology.

Thomas A. Steitz.

Créditos: Micheline Pelletier/Corbis.

Ada E. Yonath.

Créditos: Michael Marsland/Yale University.

Os três laureados com o Prêmio Nobel de Química 2009.

O Nobel de Química recompensa três pesquisadores por seus estudos dos ribossomas: Enkatraman Ramakrishnan (MRC Laboratório de Biologia Molecular, Cambridge, Reino Unido), Thomas A. Steitz (Universidade de Yale, Estados Unidos) e Ada E. Yonath (Instituto de Ciências Weizmann, Israel).

Juntos, eles realizaram uma cartografia tridimensional, em escala atômica, desse complexo enzimático. Os ribossomos, verdadeiras fábricas bioquímicas, leem o código genético para produzir as proteínas necessárias à constituição e ao funcionamento dos organismos. Hemoglobina, hormônio, enzima digestiva componente das células, anticorpos... tudo isso é sintetizado pelos ribossomos. Este é o caso não só para o homem, mas também para as bactérias responsáveis pelas doenças.

É bloqueando o funcionamento desses ribossomos que os antibióticos lutam contra as bactérias. Compreendê-los melhor, significa lutar melhor contra as doenças.

Com os 10 milhões de coroas suecas (cerca de 2,5 milhões de reais), o Nobel de Química recompensa o investimento do conjunto das equipes desses três pesquisadores, cujos trabalhos são utilizados desde 2000 para desenvolver novos antibióticos.

Vista tridimensional de um complexo ribossomal bacteriano.

Créditos: D.S. Gooddsell.

Futura Sciences (Tradução - MIA).

Nota do Manager Editor: para conhecer a história do Prêmio Nobel e de todos os cientistas laureados em Química, clique aqui.