Quarenta anos : Feliz Aniversário, Internet !

Há várias datas para festejar os aniversários da Internet. Alguns fixam o primeiro de janeiro de 1983, dia em que a Arpanet - ancestral da Internet -, abandonou definitivamente o protocolo NCP, para adotar o TCP/IP que ainda hoje conhecemos. Outros aguardam o 13 de março para festejar o aniversário da Web, desenvolvida em 1989, por Tim Berners-Lee e seus colegas. O 2 de setembro, entretanto, continua a data mais justa para o aniversário da Internet. Eis algumas datas a destacar.

1969 (2 de setembro): dois computadores da Universidade da Califórnia (UCLA, EUA) trocam informações, graças a um cabo de ligação medindo alguns metros de comprimento. É o ponto de partida na colocação de computadores em rede, conhecida pelo nome de Arpanet.

1971: o engenheiro Ray Tomlinson consegue transferir 200 linhas de código de um computador ao outro, via duas caixas de letras eletrônicas. O correio eletrônico faz seu aparecimento sob o nome de Netmail (Network Mail).

1972: a rede Internet cresce com a criação dos primeiros endereços e-mail que permitem, então, localizar os sistemas sobre a rede.

1989: o Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN) coloca on-line a primeira página Web. Vem a seguir a elaboração do código HTML e das URLs com o objetivo de simplificar a utilização do protocolo de transmissão de dados. AOL, na época, chamada Quantum Computer Services, lança, por sua vez, o primeiro fornecedor de serviços Internet com o America On-line, um programa destinado à transferência de dados e correios eletrônicos.

1990: a data marca o início da democratização da Internet. A Word Wide Web se transforma em uma combinação de textos e de gráficos somente algum tempo depois, com o lançamento do Mosaic, o pioneiro dos navegadores Web.

1994: criação do primeiro navegador comercial, Netscape Navigator. Ele será, durante muito tempo, "plebiscitado" pelos internautas, antes da chegada do Internet Explorer no final dos anos 1990.

Mais de um bilhão de internautas

1995: a Amazon.com torna-se o primeiro portal de comércio eletrônico a nascer. Ela dá à Internet uma nova dimensão comercial.

1996: após as primeiras redes sem fio com o nome WaveLan, surge o Wi-Fi. Ao mesmo tempo, a Tunísia se impõe como pioneira no mundo árabe e africano, permitindo a utilização comercial e pública da Internet no país.

1999: nascimento do primeiro serviço de trocas de arquivos musicais, conhecido pelo nome Napster. O advento do peer-to-peer muda radicalmente a utilização da Web, mas igualmente a "cara" da indústria do audiovisual. Aliás, a população da Rede passa de 250 milhões a 500 milhões, entre 1999 e 2002.

2009: a Net representa hoje uma comunidade de mais de um bilhão de usuários no mundo inteiro. Os fornecedores de acesso oferecem particularmente taxas de conexão cada vez mais rápidas. A mudança profunda da Internet destes últimos anos deve ser creditada à expansão das redes sociais como, por exemplo, a Facebook.

O ano em que o homem caminha pela primeira vez na Lua, dois computadores trocam algumas informações à distância. Quarenta anos mais tarde, a Rede da Internet é tecida ao redor de todo o planeta.

Créditos: DR.

Futura Sciences (Tradução - MIA).

Assuntos Conexos:

Brasil chega a 40 milhões de internautas, com 56% mais usuários residenciais.

Experiência em Toledo: Internet através da rede elétrica!

Experimento inaugura trecho Campinas-São Carlos da rede KyaTera.