Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 
NOVIDADES

Seria a platina um elemento "alienígena" ?

Uma equipe internacional de pesquisadores australianos, finlandeses e canadenses acaba de encontrar o que parecem ser traços do bombardeamento meteorítico ocorrido no Arqueano (Arqueano ou Arcaico é o éon que está compreendido entre 3,85 bilhões de anos e 2,5 bilhões de anos atrás) nos famosos comatiitas, lavas de uma fluidez excepcional. Tais traços explicariam porque sempre existe platina na crosta terrestre, quando a mesma deveria se encontrar no coração ferroso da Terra.

Como o paládio e o ósmio, a platina faz parte dos elementos siderofilos (elementos de transição, de alta densidade, que tendem a se ligar com o ferro). Todos eles deveriam se encontrar "aprisionados" no núcleo da terra, formado de ferro e de níquel, no início da formação de nosso planeta, em algumas dezenas de milhões de anos.

Para explicar a presença desses elementos na crosta e no manto terrestre é preciso que se trabalhe com a hipótese de um aporte tardio (late veneer, em inglês), quando do bombardeamento meteorítico intenso das primeiras centenas de milhões de anos da história da Terra. Mas, como testar essa hipótese?

A resposta veio do estudo dos restos de derramamentos vulcânicos particulares que quase não são mais produzidos na Terra no fim do período chamado Arqueano, após o Hadeano. Esses derramamentos geraram lavas que existem ainda hoje sob forma metamorfizada: as comatiitas. Elas devem seu nome a um rio que corre na África do Sul, na célebre região de Barberton, o rio Komati.

São já conhecidas lavas bastante fluidas que correm ainda hoje sobre o planeta, como as carbonatitas do Lengai (vulcão situado na Tanzânia), mas as comatiitas deveriam ser bem mais fluidas ainda. Sua composição química baseada em lavas básicas e ultra-básicas, portanto pobres em silício e muito ricas em olivina (mineral à base de silício, contendo ferro e magnésio). Elas contêm de 18% a 35% em peso de óxido de magnésio (MgO), enquanto os basaltos (rochas ígneas eruptivas) clássicos contêm menos de 10%.


Um bombardeamento de platina entre 3,5 e 2,9 bilhões de anos.

Pode-se deduzir que não somente sua viscosidade devia ser similar àquela da água, mas que sua temperatura de fusão devia ser tal que as comatiitas escorriam durante o Arqueano à temperaturas superiores a 1.400 oC e, provavelmente, a mais de 1.600 oC. Nessa época, a Terra era mais quente que hoje e os movimentos de convecção no manto terrestre deviam ser bem maiores, sem falar dos movimentos das placas tectônicas.

Para a surpresa dos pesquisadores, que inicialmente trabalharam com essas lavas para melhor compreender as condições de formação das grandes jazidas de níquel, freqüentemente associados às comatiitas, a quantidade de platina nessas lavas variou durante o Arqueano.

As mais velhas comatiitas conhecidas eram pobres em platina, todavia, a quantidade desse metal precioso não deixou de aumentar gradualmente entre 3,5 bilhões e 2,9 bilhões de anos. Ora, como os basaltos fluidos do Havaí, as comatiitas parecem provir da subida de magmas saídos de uma zona na fronteira entre o núcleo e o manto. Tal enriquecimento progressivo em platina num manto bastante convectivo calha bem, portanto, com o conceito de late veneer.

A contribuição de platina nova, durante o último período em que o bombardeamento meteorítico ainda era importante, se bem que declinante, atingiu progressivamente as camadas mais profundas do manto quente e fluido sob o simples efeito da gravidade. A platina é, de fato, um metal pesado e, como o ferro e o níquel, não foi possível impedir sua submersão lenta, mas certa, graças a seu próprio peso, nas entranhas da Terra.





Comatiita datada de 3,5 bilhões de anos, proveniente da região de Barberton, onde corre o rio Komati (África do Sul).

Créditos: Liz Johnson.


À semelhança do ouro e dos diamantes negros, a platina da crosta terrestre parece realmente ser de origem extraterrestre...

Futura-Sciences (Tradução - MIA/OLA).


<< voltar para novidades

 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco