Concreto de alta qualidade, mesmo com cimento "nem tanto" !

A fabricação de diferentes tipos de concreto incluindo nanoaditivos debutou em São Petersburgo (Rússia). A principal vantagem ligada à utilização desses aditivos é a de poder criar um concreto de alta qualidade, mesmo com um cimento de má feitura. A qualidade do cimento é, hoje, freqüentemente instável. Numerosos são os produtores de concreto que destacam este aspecto. O recurso a nanoaditivos permite diminuir a quantidade de cimento na mistura do concreto, conservando parâmetros tais como a solidez, a resistência às fissuras e a comodidade de sua aplicação.

"Quando se utiliza aditivos nanomodificados, a resistência do concreto aumenta, podendo-se, assim, diminuir de modo substancial a quantidade de concreto, preservando a solidez inicial", explica o inventor desse procedimento na Rússia, Youri Poukharenko, titular da cadeira de Tecnologias de Materiais de Construção, da Universidade Estadual de Arquitetura e Engenharia Civil de São Petersburgo. O preço do concreto é, assim, fortemente barateado, sublinha ele. Sob sua direção, foi elaborado um concreto usando-se nanoaditivos. Começou-se a fabricar esse concreto, em escala industrial, em várias empresas em São Petersburgo, tais como a Union 45, Beton, etc. Outras empresas no país estão igualmente implicadas na criação desses concretos: Nanocentre (Moscou), Nanotronika e Sintetika-Stroy (Novotcherkask), entre outras.

Quanto maior é a qualidade de um concreto (ou seja, mais se coloca cimento para sua fabricação), mais é vantajoso recorrer aos nanoaditivos. Nos concretos de alta qualidade, coloca-se mais cimento, o que diminui a resistência desse material às fissuras. A utilização de adjuvantes nanomodificados permitirá diminuir a quantidade de cimento na mistura, aumentando sua solidez.

Andrei Ponomarev, diretor-geral desse Centro Científico e Técnico, explica: "Lotes experimentais de concreto leve são já utilizados, particularmente, para construir a ponte semi-suspensa transpondo o Volga, na cidade de Kimry. O revestimento superior do calçamento foi realizado em concreto leve. A utilização desse material nos permitiu diminuir o orçamento a mais da metade. Começamos a produzir um concreto nanomodificado para a construção de edifícios".

Ponte sobre o Volga, na cidade de Kimry, usando o "nanoconcreto".

Créditos: Per Wåhlin, 2008.

Pode-se afirmar atualmente que os nanoaditivos melhoram sensivelmente as qualidades físicas do concreto. Os nanoconcretos permitem aumentar em 150% a solidez, em mais de 50% a resistência ao frio e diminuir três vezes o risco de aparecimento de rachaduras. Quanto ao peso das construções, elas diminuem de várias vezes!

Universidade Estadual de Arquitetura e Engenharia Civil de São Petersburgo (http://www.spbgasu.ru/) (Tradução - MIA).

Assuntos Conexos:

Quer aumentar o tempo de vida do cimento? Use nanotecnologia.

Nanotubos de carbono prometem concreto mais durável e barato.