Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 
NOVIDADES

Infravermelho desvenda propriedades de filmes finos à base de nanotubos de carbono.

Os pesquisadores já sabiam que os filmes finos de nanotubos de carbono apresentavam vantagens mecânicas e condutoras, que poderiam torná-los úteis enquanto eletrodos nas células solares, na iluminação e em displays eletrônicos.

Entretanto, os estudos até aqui se voltaram para o modo pelo qual esses filmes transmitiam a luz no visível, mas não tinham estudado suas propriedades na região do infravermelho.

Liangbing Hu, David Hecht e George Grüner, físicos da Universidade da Califórnia, Los Angeles (EUA), estudaram as propriedades no infravermelho de filmes finos à base de nanotubos de carbono de parede simples, opticamente transparentes e condutores. Segundo a equipe, se trata do primeiro estudo científico do tipo, unindo medidas e cálculos, sobre esse sistema.

Quando das experiências, eles constataram que esses filmes apresentam uma capacidade excepcional para a transmissão de radiação infravermelho. Os eletrodos à base de nanotubos e os eletrodos à base de grafeno ultrapassaram diversos outros materiais de várias outras categorias, o que abre, assim, uma variedade de aplicações. Tais filmes foram obtidos dispersando-se nanotubos em uma solução aquosa, com a ajuda de um surfactante, depois pulverizando-se a substância obtida sobre substratos aquecidos. Iluminados por radiação infravermelho, os cientistas constataram que os filmes conservavam uma taxa de transmissão na faixa de 80-90%, sobre uma ampla gama de comprimentos de onda de 450 nm a 10.000 nm.

Uma comparação dos valores de transmitância dos nanotubos com aquelas de outros tipos de materiais utilizados para a fabricação de células solares fica muito clara na figura abaixo:





Gráficos de Transmitância (%) versus Comprimento de onda (nm) para diferentes materiais usados na fabricação de células solares.

Créditos: NY Times - Liangbing Hu.



Essa excelente transmissão no infravermelho poderá permitir melhorar a eficiência das células solares infravermelhas. Uma grande parte da energia solar se encontra nos comprimentos de onda superiores ao mícron. Estes filmes transparentes, assim como aqueles de grafeno, permitirão a transmissão de uma parte bastante grande dessa energia do infravermelho para a camada ativa. Com a mais baixa taxa de reflexão (<10%) entre aquelas abordadas no estudo, esses filmes apresentam a vantagem de não necessitar de revestimento anti-refletor. Além disso, têm grandes comprimentos de onda de corte (cutoff), o que poderá torná-los particularmente úteis para aplicações no infravermelho distante. Os filmes podem igualmente servir de eletrodos para uma variedade de aplicações industriais e de defesa, tais como o imagiamento infravermelho, sensores, assim como os moduladores para as comunicações por fibra óptica. A equipe projeta estudar a utilização destes filmes em câmeras que atuam no infravermelho.

Enerzine, abril 2009 (Tradução - MIA).


Assuntos Conexos:

Hot Temas: Nanotubos.


<< voltar para novidades

 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco