Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 
NOVIDADES

Um teste de urina poderia ser o suficiente para detectar um câncer da próstata.

A detecção do câncer da próstata se faz essencialmente pela dosagem da taxa sangüínea de PSA (uma proteína chamada Antígeno Prostático Específico). Essa proteína é normalmente secretada pelas células prostáticas, mas sua abundância pode se decuplicar após o aparecimento de células cancerosas. Entretanto, esse método dificilmente permite determinar o nível de evolução do câncer, assim como sua capacidade de desenvolver metástases ou não. Além disso, não é considerado como totalmente confiável porque vários fatores (volume da próstata, inflamações, infecções...) podem fazer variar a taxa sangüínea de PSA em proporções importantes na ausência de tumor.

Foi fortuitamente que a equipe conduzida pelo professor em patologia e urologia Arul Chinnaiyan, da Universidade de Michigan (EUA) descobriu um outro método. Enquanto procediam a diversas análises de amostras sangüíneas, esses pesquisadores constataram que o nível da sarcosina, um aminoácido, era de 79% mais elevado nas pessoas que sofriam de câncer da próstata metastásico e de 49% nos doentes em um estado recente, não metastásico. A sarcosina, em compensação, estava ausente nos voluntários sadios.


É preciso ter no alvo a sarcosina para reduzir os tumores?

A descoberta é importante. De fato, a dosagem desse aminoácido pode ser feita na urina e permitiria, em uma única análise, detectar a presença de um tumor e avaliar sua gravidade. Numerosos pacientes são, atualmente, submetidos a uma terapia excessiva, inutilmente agressiva na ausência de conhecimento do nível preciso da evolução de seu câncer, e os médicos não podem prever se este será de evolução lenta.

As pesquisas realizadas por Arul Chinnaiyan trazem também um melhor conhecimento da eclosão e da evolução da doença. A equipe efetivamente constatou, além disso, no decurso dos testes in vitro, que a sarcosina tinha facilidade de disparar o processo tumoral transformando as células sadias da próstata em células cancerosas invasivas, prelúdio para as metástases. No futuro, uma esperança de cura tomando-se como alvo a sarcosina, por meio de um tratamento inovador, não será em vão.





Concentração de sarcosina nas células de uma próstata sadia (esquerda), esperado para um tumor localizado (centro) e de um câncer metastático (direita).

Créditos: Nature.


Avaliar-se-á no futuro a importância dessa descoberta, publicada na revista Nature. Vale mencionar que, no Brasil, no período 1980-2005, a taxa de mortalidade pelo câncer de próstata cresceu 95%.

Futura Sciences, fevereiro, 2009 (Tradução/Texto - MIA).


Nota do Scientific Editor: o trabalho que deu origem a esta notícia: "Metabolomic profiles delineate potential role for sarcosine in prostate cancer progression", de autoria de A. Chinnaiya et al., foi publicado na revista Nature, volume 457, págs. 910-914,2009, DOI:10.1038/nature07762.


Assuntos Conexos:

Se o brócolis já gozava de grande status, agora, então...


<< voltar para novidades

 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco