Um teste de urina poderia ser o suficiente para detectar um câncer da próstata.

A detecção do câncer da próstata se faz essencialmente pela dosagem da taxa sangüínea de PSA (uma proteína chamada Antígeno Prostático Específico). Essa proteína é normalmente secretada pelas células prostáticas, mas sua abundância pode se decuplicar após o aparecimento de células cancerosas. Entretanto, esse método dificilmente permite determinar o nível de evolução do câncer, assim como sua capacidade de desenvolver metástases ou não. Além disso, não é considerado como totalmente confiável porque vários fatores (volume da próstata, inflamações, infecções...) podem fazer variar a taxa sangüínea de PSA em proporções importantes na ausência de tumor.

Foi fortuitamente que a equipe conduzida pelo professor em patologia e urologia Arul Chinnaiyan, da Universidade de Michigan (EUA) descobriu um outro método. Enquanto procediam a diversas análises de amostras sangüíneas, esses pesquisadores constataram que o nível da sarcosina, um aminoácido, era de 79% mais elevado nas pessoas que sofriam de câncer da próstata metastásico e de 49% nos doentes em um estado recente, não metastásico. A sarcosina, em compensação, estava ausente nos voluntários sadios.

É preciso ter no alvo a sarcosina para reduzir os tumores?

A descoberta é importante. De fato, a dosagem desse aminoácido pode ser feita na urina e permitiria, em uma única análise, detectar a presença de um tumor e avaliar sua gravidade. Numerosos pacientes são, atualmente, submetidos a uma terapia excessiva, inutilmente agressiva na ausência de conhecimento do nível preciso da evolução de seu câncer, e os médicos não podem prever se este será de evolução lenta.

As pesquisas realizadas por Arul Chinnaiyan trazem também um melhor conhecimento da eclosão e da evolução da doença. A equipe efetivamente constatou, além disso, no decurso dos testes in vitro, que a sarcosina tinha facilidade de disparar o processo tumoral transformando as células sadias da próstata em células cancerosas invasivas, prelúdio para as metástases. No futuro, uma esperança de cura tomando-se como alvo a sarcosina, por meio de um tratamento inovador, não será em vão.

Concentração de sarcosina nas células de uma próstata sadia (esquerda), esperado para um tumor localizado (centro) e de um câncer metastático (direita).

Créditos: Nature.

Avaliar-se-á no futuro a importância dessa descoberta, publicada na revista Nature. Vale mencionar que, no Brasil, no período 1980-2005, a taxa de mortalidade pelo câncer de próstata cresceu 95%.

Futura Sciences, fevereiro, 2009 (Tradução/Texto - MIA).

Nota do Scientific Editor: o trabalho que deu origem a esta notícia: "Metabolomic profiles delineate potential role for sarcosine in prostate cancer progression", de autoria de A. Chinnaiya et al., foi publicado na revista Nature, volume 457, págs. 910-914,2009, DOI:10.1038/nature07762.

Assuntos Conexos:

Se o brócolis já gozava de grande status, agora, então...