Transmissão sem fio em altíssima velocidade já é realidade.

Há alguns meses, o Georgia Electronic Design Center(GEDC), Geórgia Tech (EUA), anunciou ter conseguido transferir dados a curta distância a uma velocidade de 15 gigabits por segundo. Para tanto, os pesquisadores desenvolveram um chip de memória não volátil, capaz de transmitir sinais de radiofreqüência de uma intensidade de 60 gigahertz. O sistema acaba de adquirir notoriedade, uma vez que, recentemente, foi padronizado pela Ecma International, instituição que desenvolve desde 1961 padrões destinados aos setores de TIC e produtos eletrônicos para o grande público. Esse reconhecimento permite considerar uma integração rápida da tecnologia nos aparelhos eletrônicos.

Uma comercialização em dois anos.

"Os consumidores podem esperar ver, no mercado, daqui a dois ou três anos, produtos capazes de transferir dados a velocidades ultra-rápidas.", salienta Joy Laskar, diretor do GEDC. A grande vantagem desse tipo de processadores é seu pequeno consumo de energia e seu baixo preço de fabricação. "Nossa tecnologia oferece a mais baixa taxa de consumo de energia por bit transmitido sem-fio, a uma velocidade de vários gigabits", explica Joy Laskar, diretor do GEDC. Tal velocidade de transmissão servirá para aplicações bastantes "gulosas" em banda passante, como a armazenagem de dados em empresas ou vídeo em alta definição.

Rumo à generalização da comunicação viral.

O padrão permitirá também acelerar a comercialização de aparelhos sem-fio, capazes de transferir fichários em alguns segundos.

Conceito de transmissão sem-fio.

Créditos: Bill Frymire.

Um primeiro passo rumo à generalização da comunicação dita viral, com a colocação de aparelhos sem-fio onipresentes e capazes de se comunicar entre si sem estar ligados a um posto de controle central. Os pesquisadores do Instituto da Georgia Tech são capazes de transferir dados a uma velocidade de 15 gigabits por segundo (Gbits/s), a uma distância de um metro, e de 10 Gbits/s a uma distância de 2 metros.

Atelier, consultado em 10 de fevereiro, 2009 (Tradução - MIA).