Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 
NOVIDADES

Plásticos "atrativos" ou "repulsivos" podem reduzir o grau de biocontaminação dos alimentos.

Para eliminar as bactérias indesejáveis, industriais privilegiam atualmente as operações de limpeza e desinfecção. Dito isso, o resultado desses procedimentos longos, pesados e custosos de ser desenvolvidos, às vezes deixa a desejar. Além disso, as novas regulamentações em vigor da REACH e BIOCIDES não param de reduzir o número de produtos autorizados. Daí, a necessidade do desenvolvimento de soluções alternativas "limpas" baseadas na prevenção da contaminação. Entre essas, superfícies plásticas com propriedades antibacterianas - efeito antiadesivo ligado ou não a um efeito bactericida/bacteriostático - representam uma solução original e inovadora. Para tanto, não se trata de suprimir a operação de limpeza, mas de facilitá-la, reduzindo o grau de biocontaminação das superfícies.

Pesquisadores da Unidade Mista de Pesquisa "Engenharia de Procedimentos Alimentares", do INRA, em Massy (França), conseguiram modificar a superfície de plásticos para torná-los "atrativos", ou, ao contrário, "repulsivos", frente às bactérias.

Modificar a superfície de materiais plásticos inertes impõe uma primeira etapa chamada de ativação radicalar, com o auxílio de uma radiação ionizante, para gerar sítios ativos e uma etapa de impregnação, para contato do sítio ativo com o monômero a enxertar.

A ligação assim formada entre o monômero e o sítio ativo é do tipo covalente, trata-se, portanto, de uma ligação extremamente forte, que deverá conferir uma característica de irreversibilidade à enxertia, e isto quaisquer que sejam as condições de pH, de temperatura e de tempo. Segundo a reatividade das espécies radicalares, a natureza das moléculas a enxertar, seu grau de polimerização e sua acessibilidade, o efeito final poderá ser diferente. Toda a arte consiste, portanto, em encontrar a arquitetura molecular "ideal", adaptada ao caso desejado.

Essa estratégia foi desenvolvida e patenteada, com sucesso, pelo INRA, para conferir propriedades de hidrofilicidade "controlada", ou seja, com um gradiente de propriedades ácido-básicas e elétricas, na superfície de materiais plásticos.





Plásticos podem ser tornados antibacterianos.

Créditos: INRA.



O conceito inovador, que atualmente é objeto de um programa de pesquisas complementares, visando a demonstrar a viabilidade industrial do procedimento e sua eficácia antimicrobiana poderá, se confirmados os resultados, encontrar outras aplicações nas áreas médica, farmacêutica e de cosméticos.

INRA (Tradução - MIA).


Assuntos Conexos

Aproveite mais os produtos viscosos que aderem às embalagens.


<< voltar para novidades

 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco