Grafeno abre portas para o seqüenciamento do genona humano. Detalhe : em menos de 3 horas !

Foram necessários 13 anos de trabalho para seqüenciar o genoma de um ser humano, um objetivo alcançado apenas em 2003. É verossímil que grandes progressos médicos serão possíveis quando os tratamentos puderem ser adaptados ao genoma de cada um. Daí a necessidade de desenvolver métodos de seqüenciamento rápidos e baratos.

A fim de acelerar as pesquisas e os investimentos, um prêmio de 10 milhões de dólares será atribuído a quem construir um dispositivo capaz de efetuar o seqüenciamento de cem genomas completos, em menos de 10 dias, e por um custo que não ultrapasse 10.000 dólares por pessoa. Trata-se do Archon X Prize for Genomics, da mesma natureza que seu equivalente para o turismo espacial.

À primeira vista, o obstáculo parece intransponível. O genoma humano é constituído pela famosa molécula de DNA e suas célebres bases nitrogenadas associadas por pares. Ora, o genoma não comporta menos de 3 bilhões e as técnicas para os analisar não evoluíram senão ao longo dos últimos anos. Como não é possível fazer uma leitura contínua, começa-se por duplicar o DNA um grande número de vezes, depois se fragmenta em miríades de pedaços contendo cerca de 800 pares de bases. Computadores, a seguir, contribuem para fazer os reagrupamentos e colar novamente as diferentes peças do quebra-cabeça.

A idéia proposta por Henk Postma é simples. Bastaria, afirma o pesquisador, utilizar uma folha desse material miraculoso, que é o grafeno, abrindo nele uma fenda e o submetendo a duas diferenças de potencial, perpendicular e paralela à folha. Uma haste de DNA passaria então através da fenda sob a ação do campo elétrico responsável por uma das diferenças de potencial. Acontece que, quando dessa passagem, cada base daria lugar a uma corrente específica na folha de grafeno. Medindo-a, poder-se-ia, então, identificar essas bases de modo contínuo, ou quase, e mesmo se contentar com uma única haste de DNA.

Henk Postma sabe que todas essas considerações não são ainda senão teóricas, mas que seu método poderia, pensa ele, seqüenciar um genoma completo em cerca de duas horas e meia. Se ele tem razão e se o dispositivo puder ser fabricado um dia, esse jovem pesquisador terá boas chances de figurar entre os laureados do X Prize. Segundo cientistas como Changgu Lee, da Universidade de Colúmbia, já é possível realizar a folha de grafeno com uma fenda, com o auxílio de um microscópio de tunelamento.

O projeto do Archon X Prize for Genomics é de importância e o célebre cosmólogo Stephen Hawking, atingido por uma enfermidade genética, não hesita em investir seu peso mediático na iniciativa.

DNA atravessando a folha de grafeno.

Crédito: Henk Postma.

Futura Sciences, 02 de novembro, 2008 (Tradução - MIA).

Assuntos Conexos:

Grafeno novamente em foco!

Grafenos: futuro da miniaturização?

Filmes de carbono ou inorgânicos versus filmes de óxido de grafeno: quem vence a parada?

Os segredos do nascimento dos fulerenos são revelados.

No Brasil, grande salto nas Nanotecnologias: Unicamp dá partida ao primeiro Microscópio FIB do hemisfério sul.

Computadores compostos por apenas uma molécula? Quem sabe?