O. Shimomura, M. Chalfie e R. Y. Tsien, laureados com o Nobel de Química 2008.

O Prêmio Nobel de Química 2008 foi concedido ao japonês Osamu Shimomura e aos americanos Martin Chalfie e Roger Y. Tsien pela descoberta e o desenvolvimento da proteína fluorescente verde (GFP), que permite principalmente detectar os primeiros sinais de câncer ou do Mal de Alzheimer.

A proteína GFP foi observada pela primeira vez na medusa Aequorea victoria, em 1962.

Osamu Shimomura.

Créditos: Blogoscience.

A Academia de Estocolmo "recompensa a descoberta inicial da GFP e uma série de desenvolvimentos importantes que conduziram à sua utilização como instrumento de classificação em biociência".

"Essa proteína se tornou uma das ferramentas mais importantes em biociência contemporânea. Com a Ajuda da GFP, os pesquisadores puderam dispor de meios que permitem observar processos até então invisíveis, tais como o desenvolvimento de células nervosas do cérebro ou a propagação de células cancerosas", indica o Comitê Nobel.

Osamu Shimomura, cientista japonês de 80 anos, foi o primeiro a isolar a GFP, em 1962, na costa oeste dos Estados Unidos, quando era pesquisador em Princeton.

Martin Chalfie.

Créditos: Blogoscience.

Martin Chalfie, 61 anos, a seguir demonstrou a importância da proteína enquanto revelador luminoso genético para os fenômenos biológicos.

Roger Tsien, 56 anos, por sua vez, ampliou a paleta de cores para além do verde, permitindo assim aos pesquisadores seguir ao mesmo tempo vários processos biológicos diferentes.

Roger Y. Tsien.

Créditos: Blogoscience.

Tsien, pesquisador do Instituto Médico Howard Hughes, em São Diego (EUA), revelou que, doente de asma, na infância, confinado em casa tinha transformado o subsolo da residência de seus familiares em um laboratório onde passava horas a brincar com as cores.

Feliz com seu prêmio, estimou que outros pesquisadores pudessem estar associados a essa recompensa. "Sei que apenas três pessoas podem ter o prêmio ao mesmo tempo e estou certo que, para o Comitê Nobel, a decisão a ser tomada deve ter sido difícil", disse ele.

Blogoscience, 09 outubro, 2008 (Tradução - MIA).

Nota do Managing Editor: conheça todos os laureados com os Prêmios Nobel de Química e suas contribuições. Para tanto, acesse aqui.