IBM investe pesado na pesquisa em semicondutores.

A IBM vai investir 1,5 bilhões de dólares para estimular seus esforços de pesquisa e de fabricação de semicondutores no Estado de Nova Iorque (EUA). Repartirá essa soma entre três projetos envolvendo nanotecnologias, sem divulgar o montante dado a cada um. A gigante vai, assim, melhorar sua fábrica de East FishHill (Estado de Nova Iorque), estender suas atividades à Faculdade de Nanociências e de Nanoengenharia, da Universidade de Albany (EUA), e criar um novo centro de pesquisa para o encapsulamento de chips em local a ser determinado. O Estado de Nova Iorque alocou à gigante uma forte subvenção para os projetos. Espera que estes últimos venham a gerar mil novos empregos high-tech em seu território.

Os pesquisadores da IBM estudam a miniaturização de circuitos até o nível do átomo para semicondutores gravados a 32 nm e 22 nm (um nanômetro é igual a um bilionésimo do metro). Dessa forma, reduzir o tamanho dos circuitos deverá permitir fabricar computadores mais potentes, sem consumir mais eletricidade para tanto. Bem entendido: a Intel e a AMD "não cruzaram os braços" e melhoram constantemente suas tecnologias de fabricação, a fim de miniaturizar os chips. A primeira passou a um procedimento de 45 nm no ano passado e, a segunda, previu fazer o mesmo neste ano. A Intel espera alcançar 22 nm em 2011.

Chip da IBM fabricado com tecnologia de 32 nm.

Créditos: IBM

A IBM estuda também os nanotransistores à base de nanotubos de carbono

A IBM trabalha também sobre a nanofotônica de silício, cujo princípio consiste em substituir certas conexões no chip por impulsos luminosos, através de minúsculas fibras ópticas: um meio de transportar as informações com a velocidade da luz, sem aumentar o consumo elétrico. A Big Blue (apelido da IBM) trabalha também com certas universidades na utilização de nanotubos de carbono para desenvolver nanotransistores.

LeMagIT, 17 de julho, 2008 (Tradução - MIA).

Assuntos Conexos:

Cartão de memória de alta performance de 128 GB.

Intel lança primeiro processador de 45 nm: é o Core 2 Quad chegando!

IBM, a nanotecnologia: chips miniaturizados.

Macroinvestimentos para nano dispositivos.

Chips gravados em 45 nm: IBM e Intel apostam suas fichas na nova tecnologia!

Chips eletrônicos: Samsung começa a se afastar dos concorrentes!

Data marcada: Março de 2004. Chips de 65 nm no mercado!

Primeiros chips do tipo NAND, gravados em 60 nm.

Intel revela seu novo procedimento de fabricação para chips da família 90 nm.

400 milhões de transistores por chip!