Em fábrica da GM, telhado fotovoltaico pra ninguém botar defeito !

A Veolia Environnement e a Clairvoyant Energy estão instalando uma central solar com capacidade de 10 MW sobre uma fábrica da General Motors. Próxima de Saragossa (Espanha), ela abriga mais de 480.000 veículos por ano. No âmbito desse projeto, iniciado pela GM, a central será explorada por uma joint venture específica, composta pela Veolia Environnement, pela Clairvoyant Energy e pelo governo autônomo de Aragon.

A central solar de Figueruelas deverá produzir 15,1 milhões de KWh por ano, segundo números adiantados pela Veolia, seja a alimentação elétrica de 4.600 residências que consomem, cada uma, 3.300 KWh por ano.

Operacional no final de setembro de 2008, a central solar alimentará a rede local em corrente elétrica que será vendida à companhia elétrica Endesa.

O gerador solar foi concebido pelas Veolia Environnement e Clarvoyant Energy. Será composto de 85.000 painéis solares leves, formando uma superfície fotovoltaica ativa total de 183.000 metros quadrados. Deverá permitir, a cada ano, a redução de 6.700 toneladas das emissões CO2.

Essa central será a terceira construída em instalações industriais de produção da GM.

"Será a maior do mundo desse tipo", afirma o presidente da GM-Europa, Carl-Peter Forster. "Esse projeto deverá permitir reduzir significativamente os custos e avaliaremos o interesse em continuar com o desenvolvimento de tais instalações nas 11 fábricas da empresa e nas 8 unidades de produção de peças da GM na Europa".

General Motors Espanha: 183.000 metros quadrados de superfície fotovoltaica ativa.

Créditos: Veolia

A Veolia Environnement explica ter aproveitado sua expertise técnica e de organização para a concepção, construção, processo de agregação e, enfim, a manutenção do dispositivo.

David Hardee, presidente geral da Clairvoyant Energy, comentou: "o objetivo de nossa empresa é apresentar soluções utilizando a energia solar e centrais de combustíveis fósseis, para a produção de eletricidade daqui a 2.014. A única maneira de alcançar tais objetivos é privilegiar soluções de baixos custos e alta eficiência. Para esse projeto, reduzimos os custos de instalação utilizando os laminados Uni-Solar e nosso sistema de fixação de painéis solares com Velcro. Instalamos cerca de 2 000 painéis por dia."

"Mais importante ainda, satisfizemos as exigências da GM: o conjunto do dispositivo é removível, leve, capaz de resistir mesmo a fortes ventos ciclônicos e evita qualquer penetração no telhado. Via esse projeto, continuamos a financiar nossos esforços de pesquisa e desenvolvimento que já permitiram a emergência de inovações e de soluções a menor preço que brevemente serão aproveitados em novos projetos."

Para o governo autônomo de Aragon (comunidade autônoma espanhola), essa central elétrica fotovoltaica instalada sobre o telhado representa um importante projeto-piloto que contribui para o desenvolvimento, em grande escala, da energia solar.

"Os parceiros do projeto facilitarão a emergência de um novo equilíbrio energético para Aragon e Espanha", estimou o Ministro da Indústria, do Comércio e do Turismo de Aragon, Arturo Aliaga. "Essa central fotovoltaica instalada sobre o telhado, a maior do mundo, é uma prova suplementar da liderança de Aragon na energia renovável."

Enerzine, 09 de julho, 2008 (Tradução - MIA).