Processamento óptico de sinais tem recorde mundial.

Pesquisadores do projeto dinamarquês "Ultra-Net" estabeleceram recentemente um novo recorde mundial na área de processamento óptico de sinais. Conseguiram multiplicar por dois o recorde precedente de velocidade de tratamento óptico, passando, assim, de 320 Gbits/s para 640 Gbits/s.

Processamento óptico de sinais.

Créditos: SPIE

Esses resultados foram obtidos durante um trabalho de conversão de comprimento de onda, em que o comprimento de onda - ou cor - de um sinal óptico é mudado em um outro. Em um sinal óptico de dados, as informações são transmitidas em séries de pulsos luminosos muito curtos. Na experiência conduzida por essa equipe, as cores desses impulsos são modificadas simultaneamente.

A velocidade do sinal de dados a 640 Gbits foi obtida graças a uma tecnologia de entrelaçamento temporal de dados, a taxas mais baixas (10 Gbits/s). O sinal de 640 Gbits/s contém, assim, 64 canais de 10 Gbits/s cada um. Em virtude dessa tecnologia, é possível gerar sinais de dados com taxas bem mais rápidas, com a ajuda da eletrônica clássica.

A utilização desses novos resultados pode permitir melhorar o tratamento dos sinais. O tratamento dos mesmos é realizado graças a um efeito físico, o "efeito Kerr", que tem um tempo de resposta bastante curto e que permite a modificação das propriedades da luz se propagando num vidro. Como praticamente todas as fibras ópticas são feitas de vidro, esse efeito físico pode ser obtido na própria fibra. Tal tratamento do sinal é prático, uma vez que tem como suporte os sistemas de comunicação óptica atualmente existentes, baseados em fibra óptica.

Ingenioren (http://ing.dk), consultado em 3 de maio, 2008 (Tradução - MIA).

Assuntos Conexos:

Transmissão óptica: quebrado mais um recorde!

Fibras ópticas que transmitem filmes em segundos!