Nanopartículas possibilitam economia no número de rebites nos aviões.

Pesquisadores do Instituto de Mecânica Teórica e Aplicada (IMTA), da seção siberiana da Academia de Ciências Russa conceberam uma tecnologia que permitirá construir aeronaves de uma nova geração, recorrendo às nanotecnologias para a realização das soldagens.

O simples fato de diminuir o número de rebites de vários milhões (para os grandes aviões de linha), recorrendo à soldagem, permitirá diminuir consideravelmente o peso das aeronaves, diminuir os custos de produção e melhorar sobremodo as características de utilização. Isso faz com que as soldagens e o material soldado sejam muito mais resistentes que os materiais tradicionais.

Soldagem utilizando nanopartículas pode vir a eliminar o uso de rebites na fabricação de aviões.

Créditos: LQES

Os pesquisadores do IMTA conceberam uma solda a laser recorrendo a nanopartículas. A idéia dessa nova tecnologia consiste em dirigir o processo de cristalização por ocasião da soldagem com a ajuda de nanopartículas provenientes de uma combinação de materiais dificilmente fundíveis (por exemplo, o carbeto de titânio), que penetram na solda.

A introdução de nanopó na solda modifica radicalmente o processo de nucleação que se produz no interior das partículas de tamanho nanométrico e modifica também, sensivelmente, a morfologia e a dispersão do grão em crescimento. Conseqüentemente, as propriedades mecânicas (solidez e plasticidade) do metal da solda são melhoradas: o alongamento relativo cresce consideravelmente, a carga limite de ruptura e o limite de deformação elástica também aumentam.

Ria Novosti (www.rian.ru), consultado em 20 de abril de 2008 (Tradução - MIA).

Assunto Conexo:

Novo compósito condutor de corrente: o Metal-Plástico.