Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 
NOVIDADES

Olhos da borboleta e células solares : qual a analogia ?

É copiando a nanoestrutura dos olhos de borboletas que pesquisadores pensam poder reparar um dos maiores defeitos dos sistemas solares fotovoltaicos: evitar a propriedade refletiva do silício, que obriga os fabricantes a aplicar custosos revestimentos anti-reflexos.

Refletindo a luz, o silício, componente de base de células fotovoltaicas, prejudica a eficiência dos painéis solares.

A solução que atualmente empregam os fabricantes é aquela do revestimento anti-refletivo. Além do fato de representar um custo importante na fabricação, "o revestimento azulado dos tratamentos anti-reflexo que se vê sobre as células solares não é tão eficiente fora de um intervalo bastante estreito de comprimento de onda". Para o professor Jiang, da Universidade da Flórida (EUA), a alternativa estaria nos olhos das "borboletas da noite", as mariposas.

"Nos inspiramos na natureza, tentando imitar a nanoestrutura natural", explica ele: "os olhos das borboletas não são tão refletores".

Os olhos das borboletas têm a córnea recoberta por protuberâncias. Essas proeminências são ordenadas de tal modo que a luz praticamente não pode se refletir. É bastante provável que as borboletas tenham desenvolvido essa particularidade para escapar dos predadores noturnos.

Para reproduzir tal efeito, Jiang utiliza um método conhecido como "spin coating": fazer girar um substrato para espalhar a solução que se encontra sobre o mesmo. Nanopartículas em suspensão em um líquido são colocadas sobre um "wafer" de silício, de modo semelhante àqueles utilizados nas células solares.

"É a automontagem", diz Jiang, para explicar o arranjo de nanopartículas. "Todas as partículas são do mesmo tamanho. É como quando se coloca pérolas de vidro em uma caixa, antes de sacudi-la. Todas as pérolas, "por si sós", vão se organizar em uma ordem particular". As nanopartículas, uma vez repartidas, podem ser utilizadas como modelo para transferir a estrutura das nanopartículas sobre o "wafer".





Estruturas encontradas nos olhos das mariposas que estão sendo copiadas para melhorar a performance das células solares.

Créditos: Enerzine



Além de ser tecnicamente simples, o processo não é caro, contrariamente aos revestimentos anti-refletivos. Graças a esse procedimento, os painéis refletem menos de 2% da luz, contra 35 a 40% de reflexão natural do silício (sem revestimento).

Para Jian e sua equipe, a próxima etapa é a da fabricação. "Pensamos estar próxima", estima ele. "Estamos em contato com uma start-up que poderá utilizar esse procedimento para conceber células solares."

Não obstante, o professor Jiang espera melhorar a concepção: "Atualmente, isso se faz com uma única placa de silício cristalino. Esperamos poder estender essa tecnologia para que a mesma possa funcionar sobre silício policristalino: é para essa direção que as tecnologias se orientam".

Jiang demonstra uma confiança sem igual: "Dada à simplicidade do procedimento, não há qualquer razão para que não seja bem-sucedido. Sua expansão não deverá conhecer nenhum limite."

Enerzine, consultado em 24 de março, 2008 (Tradução - MIA).


Assuntos Conexos

Olho das mariposas: inspiração para novas células solares.


<< voltar para novidades

 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco