Copolímeros em escala nanométrica podem ter as distâncias entre seus elementos estruturais controladas por campo elétrico.

Pesquisadores da Universidade de Bayreuth (UBT) descobriram o efeito de um campo elétrico que permitirá controlar as distâncias entre os elementos estruturais de copolímeros seqüenciados (1) na escala nanométrica. A otimização da estrutura visa controlar as propriedades eletrônicas desses copolímeros. As unidades estruturais desses polímeros se desenvolvem em uma matriz plástica, formando uma estrutura regular de elementos nanométricos (por exemplo, cilindros), separados por várias dezenas de nanômetros, ou seja, de uma ordem de grandeza 10.000 vezes menor que a espessura média de um fio de cabelo.

Deformação de imagem de dispersão de raios-X em função do campo elétrico crescente indicando a modificação do tamanho da estrutura.

Créditos: Universidade de Bayreuth

Até o presente, o controle do tamanho médio dos cilindros e sua distância de separação necessitavam a síntese de uma matéria plástica cujas propriedades tinham sido modificadas. Em Bayreuth, a equipe dirigida pelo Prof. Dr. Alexander Böker, da Cadeira de Físico-Química descobriu o efeito de um campo elétrico que permite controlar diretamente, em escala nanométrica, as distâncias entre elementos estruturais. Com a ajuda de raios X, as unidades são "reproduzidas" e os pesquisadores constataram que campos elétricos de até 12 kV/mm permitiam deformar, por alongamento, essa estrutura, com uma precisão próxima de 10% no ajustamento das distâncias características, e isso em alguns milisegundos. Tal desenvolvimento evitará que se tenha que sintetizar novas matérias plásticas para otimização da estrutura. As observações e os parâmetros para o controle do efeito foram explicados graças à polaridade das cadeias de polímeros.

Os discos rígidos da nova geração, por exemplo, poderão ser produzidos com copolímeros seqüenciados saídos de duas espécies de monômeros: poliestireno (PS) e polimetilmetacrilato (PMMA).

Press Release, Universidade de Bayreuth (http://www.uni-bayreuth.de), consultado em 27 de dezembro de 2007 (Tradução - MIA).

Nota do Scientific Editor:
(1) Polímero oriundo de várias espécies de monômeros cujas moléculas são constituídas de blocos encadeados linearmente.