Pesquisadores americanos conseguem criar vasos sanguíneos artificiais de maneira controlada.

A fabricação de vasos sanguíneos artificiais em grande quantidade é uma etapa importante no desenvolvimento de órgãos fortemente vascularizados, metabólicos e complexos como os rins, o fígado e o coração. Numerosas técnicas são empregadas para controlar o crescimento de estruturas vasculares organizadas, tanto in vivo quanto in vitro, mas poucas dentre elas permitem definir precisamente sua direção de propagação.

Uma equipe de cientistas americanos do Charles Stark Draper Laboratory (Cambridge, MA), do MIT (Cambridge, MA) e da John Hopkins University (Baltimore, MD) descobriu a possibilidade de forçar células a formar estruturas tubulares que possuam as mesmas propriedades físicas que os vasos sanguíneos.

Sua técnica consiste em facilitar a organização de células PEC (Progenitores Endoteliais Circulantes) alinhadas, depositando-as sobre um substrato de silício sobre o qual foram feitas ranhuras paralelas por gravação via plasma; o depósito de um gel BD (Matrigel Matrix) sobre as células dispostas em linha permite, a seguir, a formação de tubos capilares.

O estudo de amostras realizado sobre um substrato plano e sobre um substrato nanoestruturado mostra que os tubos formados aleatoriamente sobre o substrato plano têm um comprimento médio de 140 micrômetros, enquanto os tubos formados em paralelo com a ajuda das nanoestruturas têm um comprimento médio de 400 micrômetros.

Quando células do progenitor endotelial são crescidas sobre um substrato nanoestruturado, se alinham de acordo com o nanopadrão (direita). À esquerda, temos as células crescidas sobre uma superfície plana.

Créditos: Christopher Bettinger

O crescimento de vasos sanguíneos artificiais sobre uma superfície nanoestruturada permite aos pesquisadores um melhor grau de controle, relativamente às técnicas clássicas que são bem mais aleatórias.

MIT (http://web.mit.edu), consultado em 04 de janeiro de 2008 (Tradução - MIA).

Assuntos Conexos:

Vasos sangüíneos artificiais biodegradáveis.