Está chegando o computador quântico... do futuro.

O Instituto de Tratamento da Informação Quântica da Universidade de Ulm, Alemanha, fabricou o primeiro microchip europeu utilizado em experiências que permitirão desenvolver o computador quântico do futuro.

O físico Stephan Schulz e o professor Ferdinand Schmidt-Kaler desenvolveram o protótipo de um microchip linear, tridimensional, que aprisiona vários átomos ionizados Ca+, de modo isolado. Cada íon aprisionado representa um bit quântico, que corresponde a um bit de um computador atual. Os bits quânticos permitirão ao computador quântico do futuro atingir uma velocidade de cálculo incomparável às performances atuais e ainda resolver problemas até aqui não solucionados.

No novo microchip, o interesse em utilizar íons é poder localizá-los nas "armadilhas" por meio de campos elétricos. Para as operações do computador quântico, será necessário fazer uso de pulsos de laser para o endereçamento dos estados quânticos dos átomos ionizados; os resultados dos cálculos poderão, em seguida, ser lidos em modo óptico.

Créditos: ISTWeb-Cordis.

O objetivo dos pesquisadores, no momento, é atingir um armazenamento e um tratamento de aproximadamente 100 bits quânticos, isto significa uma performance que ultrapassará, de longe, aquela dos computadores atuais.

Universität Ulm (http://www.uni-ulm.de/qiv/indexE.html), consultado em 06 de maio de 2007 (Tradução - MIA).

Nota do Managing Editor: a ilustração aqui apresentada não consta da notícia original e foi obtida em www.google.com.

Assuntos conexos:

Computador quântico já funciona.