Luz movimenta líquido.

Conforme estudo publicado em 30 de março, pesquisadores americanos e franceses conseguiram manipular uma pequena quantidade de líquido, utilizando apenas a força da luz.

Até o presente, físicos haviam conseguido manipular partículas de matéria com o uso de lasers, mas os pesquisadores da Universidade de Chicago e da Universidade de Bordeaux conseguiram orientar como desejavam um longo jato contínuo de líquido (uma mistura de água e de óleo), da espessura de um cabelo humano, graças à utilização de um laser, relata a o artigo do Physical Review Letters (PRL).

Jato de líquido e corrente de gotas formados por um laser, que ilumina pela parte superior. A barra branca, à esquerda, é aproximadamente a espessura de um fio de cabelo humano.

Créditos: Régis Wunenburger and Jean-Pierre Delville

Essa descoberta poderá vir a ser revolucionária por suas aplicações na área biomédica ou das nanotecnologias. Os físicos sabem que o calor induzido por um laser pode produzir um efeito sobre um líquido, mas o calor não foi fator determinante na experimentação em questão, precisou PRL.

O líquido utilizado para a experiência absorvia muito pouca energia e os pesquisadores concluíram que a própria força da luz é que estava na origem do movimento desse líquido. De fato, explicou o Professor Wendy Zhang, da Universidade de Chicago, a luz exerceu uma pressão ínfima sobre o líquido, permitindo o movimento.

AFP-Chicago, Ciberpress, 28 Mars, 2007 (Tradução - MIA).

Nota do Scientific Editor: o trabalho original ao qual se refere esta notícia, de autoria de Robert D. Schroll, Régis Wunenburger, Alexis Casner, Wendy W. Zhang, and Jean-Pierre Delville, intitulado "Liquid Transport due to Light Scattering", foi publicado no periódico Physical Review Letters, volume 98, 13360, de 2007.