Daqui ao final de 2007 todos os cursos do MIT terão acesso livre pela Internet.

Que os céticos esperem para ver. Mas, ao que tudo indica, o MIT vai mesmo botar pra quebrar! E, daqui ao final do ano, irá se tornar a primeira universidade americana a colocar, on-line, gra-tui-ta-men-te, a quase totalidade dos 1.800 cursos que oferece: palavra(s) do responsável pelo estabelecimento.

"Lançamos esse projeto porque o MIT crê que a Internet é um dos melhores meios de fazer avançar a educação no mundo", declarou Anne Margulies, responsável pelo programa Internet.

Mas, se você pensou em realizar alguns cursos do programa (via rede) para, ao final, obter um prestigiadíssimo diploma do MIT, cometeu um ledo engano: os internautas não poderão adquirir um diploma ou mesmo contatar o corpo docente do MIT, situado entre Boston e Cambridge, no Massachusetts (EUA).

Anne Margulies, Diretora Executiva do MIT Open Course Ware.

Créditos: China Com

O programa "Open Course Ware" foi lançado pelo MIT em 2003 e já propôs centenas de cursos on-line. Tal programa já foi seguido por um pequeno número de escolas americanas. Em 2006, a Stanford University colocou na rede alguns cursos e o Bryn Mawr College também objetiva fazê-lo em breve.

Em fevereiro de 2007, 1,5 milhão de internautas consultou a Internet sobre o site de cursos do MIT, que propõe, entre outros, cursos sobre robótica cognitiva, invenções e patentes, e ímãs supercondutores.

A maior parte dos usuários - 60% dos visitantes -, não vem dos Estados Unidos, e se limita às áreas que fazem a reputação do MIT: informática, física e matemáticas, explicou Margulies. Mesmo os estudantes do MIT que pagam uns bons dólares de mensalidade poderão utilizar esse serviço para preparar seus exames ou escolher os cursos que desejam seguir, disse ela.

MIT (http://ocw.mit.edu/index.html), consultado em 10 de abril, 2007 (Tradução/Texto - MIA).

Nota do Managing Editor: a ilustração que figura nesta notícia não faz parte da matéria original e foi obtida em www.google.com.