Plástico que se biodegrada mais rapidamente.

O Osaka Municipal Technical Research Center desenvolveu, conjuntamente com fabricantes de embalagem, um filme plástico transparente de ácido polilático (PLA) que se degrada rapidamente quando enterrado. Este plástico, aquecido previamente em forno de microondas, por exemplo, se decompõe em menos de um ano depois de enterrado.

O PLA é um polímero que pode ser degradado pelo oxigênio produzido pelos microorganismos presentes no solo. É por isso que é chamado biodegradável. Ainda que utilizado cada vez mais e mais nas gôndolas de produtos alimentares ou nos invólucros de telefones celulares, é preciso esperar de 2 a 3 anos antes que um simples saco plástico seja totalmente transformado.

Exemplo de plástico biodegradável.

Créditos: Rice University

A fim de favorecer a biodegradação do plástico, os pesquisadores intercalaram entre duas camadas de PLA uma substância química que permite acelerar a decomposição do PLA. Quando o filme plástico é aquecido, essa substância química se difunde pela superfície do material e acelera a degradação do PLA pelo oxigênio.

Atualmente, como o tempo de decomposição do PLA é bastante longo, os plásticos biodegradáveis em geral são incinerados. Tendo diminuído o tempo de degradação, o enterramento torna-se considerável, podendo levar, por isso, não apenas a uma baixa dos custos de tratamento dos dejetos, mas também a uma diminuição das emissões de CO2.

Nikkei (http://www.nni.nikkei.co.jp), consultado em 10 de dezembro de 2007 (Tradução - MIA).

Nota do Managing Editor: a ilustração aqui apresentada não faz parte da matéria original e foi obtida em www.google.com.

Assuntos conexos

Japão aprova embalagens à base de vegetais.

Filme plástico biodegradável: mais que uma promessa, uma realidade.

Primeiro material biodegradável "com memória de forma".

Mandioca e batata para compor aquele bom aperitivo? Nada disso: para fabricar matérias plásticas.

Poliestireno submetido à pirólise pode socorrer o meio ambiente.