Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 
NOVIDADES

Cabos nanoscópicos podem gerar e conduzir corrente elétrica. Primeiro passo na direção das células fotovoltaicas nanométricas ?

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Harvard (EUA) desenvolveu cabos nanoscópicos que não apenas conduzem a eletricidade, mas geram sua própria corrente a partir da energia solar.

Centenas de vezes menores que fios de cabelos (100 nanômetros), esses nanocabos fotossensíveis são formados de três diferentes tipos de silício. São constituídos de um núcleo circundado por duas camadas. Os elétrons são gerados pela luz sobre a parte exterior dos cabos e penetram no interior através de microporos.

Com uma produção de 20 bilionésimos de watt, eles poderiam alimentar aparelhos em escala nanoscópica.

A idéia de criar células fotovoltaicas em escala nanoscópica não é nova, explica o professor Lieber, mas até o momento se utilizavam componentes orgânicos, em combinação com nanoestruturas semicondutoras, que têm uma eficiência menor e se degradam ao contato de uma luz natural concentrada".





Professor Charles M. Lieber, da Universidade de Harvard (EUA).

Créditos: Harvard University


Os materiais desenvolvidos por Lieber e sua equipe de pesquisadores apresentam numerosas vantagens em relação aos nanocabos existentes: i) mais eficazes, eles convertem 3,4% da luz do sol em eletricidade, sendo capazes de suportar uma luz concentrada, sem degradação, ganhando assim por volta de 5% em eficiência e, ii) quanto a seu custo de concepção, é equivalente a aqueles de outras células fotovoltaicas nanoscópicas.

Tal tecnologia poderá particularmente conhecer aplicações na luta contra o bioterrorismo: Lieber, de fato, desenvolveu sensores que permitem detectar um único vírus, ou outra partícula. Esses nanocabos podem, igualmente, detectar um neurônio individual, ou uma célula cancerosa.

No momento, os nanocabos não são ainda tão eficientes para dar lugar a uma aplicação comercial, reconhece Lieber. As células solares têm uma eficiência de cerca de 20%, contra 3,4% para suas nanocélulas solares.

"A verdadeira (questão) é saber se existe uma nova geometria que nos conduzirá a uma melhor tecnologia fotovoltaica, explica Lieber. Temos trabalhado, até o momento, com a geometria coaxial".

Se elas podem atingir 10 a 15% de eficiência, seu custo de produção (elas são constituídas de materiais relativamente baratos e não têm necessidade de um ambiente especial) poderá permitir uma exploração em grande escala.

"Não há razão física que nos impeça de produzi-los em maior quantidade. Sou muito otimista", conclui ele, "conseguiremos resolver o problema de sua eficiência".

Enerzine, 18 de outubro, 2007 (Tradução - MIA).


<< voltar para novidades

 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco