Tese defendida no LQES focaliza nanocompósitos e nanoestruturas de semicondutores das famílias II-VI e IV-VI.

Em 29 de junho de 2007 foi defendida, no Instituto de Química da UNICAMP, a Tese de Doutorado - "Nanocompósitos e Nanoestruturas de Semicondutores das Famílias II-VI e IV-VI", de autoria de Ricardo Romano. Participaram da Banca Examinadora os professores Adley Forti Rubira (DQI/UEM), Paulo Sérgio Santos (IQ/USP), Ricardo Aparício (IQ/UNICAMP), Ivo Raimundo Júnior (IQ/UNICAMP) e Oswaldo Luiz Alves (Orientador da Tese e Presidente da Banca).

A Tese apresentou a preparação de nano(micro)estruturas de semicondutores II-VI e IV-VI, a partir de três abordagens químicas distintas. Na primeira, foram obtidos nanocompósitos pelo encapsulamento de nanocristais de CdS e PbS no ambiente microporoso de um vidro transparente, comercialmente conhecido por Vycor®. A técnica envolvida foi a de impregnação de peças do vidro com precursor single-source, seguida por tratamento térmico visando a pirólise, in situ, do precursor. Na segunda, foram obtidos cristais nano e micrométricos de CdS, PbS e ZnS, através da técnica conhecida como moldagem molecular por solvente coordenante, na qual precursores single-source foram tratados solvotermicamente em solventes coordenantes e levaram à formação de bastões de CdS, microestrelas de PbS e intercalatos de ZnS com etilenodiamina.

Na última abordagem, nanocristais coloidais de CdSe (quantum-dots), com diferentes faixas de tamanho (2 a 7 nm), foram preparados com a finalidade de estudar o comportamento da estrutura local e dinâmica vibracional do CdSe, em função da redução no tamanho e substituição do agente de recobrimento usado na síntese.

Representação de uma nanopartícula (quantum-dots) de CdSe (As setas indicam os agentes de recobrimento).

Efeitos de confinamento quântico no espectro óptico e micrografias eletrônicas de transmissão confirmaram a natureza nanométrica das diferentes fases obtidas.

Os estudos prosseguem no LQES, na direção da obtenção de novos nanocompósitos envolvendo vidros e vitrocerâmicas porosas e nanoestruturas semicondutoras, tipo casca-caroço (shell-core).

LQES NEWS, Ano VI, Número 130, 02 de agosto de 2007.