Chips eletrônicos : Samsung começa a se afastar dos concorrentes !

A Samsung pega todos desprevenidos em matéria de novos chips eletrônicos? Não! O mercado está sempre de antena ligada, esperando algo de novo da parte dessa empresa. Sim! As novidades são sempre realmente surpreendentes e fazem os concorrentes "balançar"!

Surgindo novamente em cena, a Samsung Electronics acaba de informar que conseguiu aplicar sua última tecnologia 50 nanômetros para desenvolver o primeiro chip de memória DRAM, de 1Gb.

Os concorrentes, logicamente, sabem o significado disso: daqui pra frente será possível colocar duas vezes mais chips de memória sobre uma mesma "bolacha" (do inglês wafer). Comparados aos chips de memória de 80 nanômetros, essa nova tecnologia coloca a Samsung no topo da lista!

Esse verdadeiro "salto" permite reduzir o consumo de energia dos computadores, dos consoles de jogo e dos telefones celulares permitindo velocidades de funcionamento mais elevadas.

O vice-presidente da Samsung Electronics, que responde pela divisão de semicondutores, Nam-yong Cho, está eufórico: "nós nos diferenciamos de nossos concorrentes, aumentando de mais um ano nosso avanço tecnológico", diz ele. E faz questão de deixar clara essa informação: "conseguimos criar as bases que permitirão à Samsung estar no topo do mercado de memórias DRAM ao longo dos próximos 40 anos".

Os chips de memória DRAM são, principalmente, usados pelos computadores. A tecnologia atual em matéria de fabricação de chips de memória baseia-se na tecnologia de 80 nanômetros, o que já permite à empresa produzir duas vezes mais "bolachas" que antes.

Chip de memória de 1-gigabit (Gb) DRAM Sansung.

Créditos: Sansung Electronics

Um crescimento de mercado de alguns (poucos!!) 65 bilhões de dólares, ao longo dos próximos 4 anos, é o previsto pela empresa que, para tanto, promete não ficar de braços cruzados. Assim, em seu cronograma, o começo da produção em série dos chips DRAM de 50 nanômetros vai se dar no primeiro trimestre de 2007.

A próxima chegada ao mercado da nova plataforma de exploração Windows Vista faz com que a Samsung preveja uma alta demanda DRAM. Segundo Cho, "são, ao mesmo tempo, o aumento da demanda de computadores pessoais e o crescimento das necessidades de memórias vivas, cada vez com maior performance, que puxarão o crescimento do mercado para cima". E acrescenta: "espera-se que a Vista provoque uma demanda de memórias gráficas e computadores pessoais superior a 28,8 bilhões de dólares entre 2007 e 2009".

E todo esse sucesso da Samsung, com certeza, está baseado num altíssimo senso de empreendedorismo. Afinal, a empresa iniciou a produção de semicondutores em 1983, e não é à-toa que hoje conte com uma fatia de 32% do mercado mundial das DRAM. Desejar fazer com que sua presença ultrapasse os 40%, salvo juízo contrário, não se trata de mera "gulodice": é mais que natural!

JoongAng Daily (http://joongangdaily.joins.com/), consultado em 02 de dezembro de 2006 (Tradução/Texto - MIA).