Finalmente desvendados os segredos do mecanismo de Anticitera.

Pesquisadores afirmam ter identificado os restos do mais antigo aparelho de cálculo mecânico conhecido, datado de 2.000 anos. O "Mecanismo de Anticitera", descoberto no mar ao sul da Grécia, permitia indicar com precisão os eventos celestes. O objeto, batizado com o nome da ilha perto da qual foi encontrado em 1990, surpreende os cientistas por sua complexidade. Esse conjunto de engrenagens e de rodas corroídas lembra a matriz de um antigo relógio muito mal conservado.

Mas os primeiros aparelhos mecânicos não apareceram a não ser 1.000 anos mais tarde na Europa ocidental. "Era uma calculadora de bolso da época", explica John Seiradakis, membro da equipe internacional de pesquisadores que analisou os fragmentos de bronze, revelando os mecanismos escondidos e uma espécie de "modo de utilização" escrito.

Os cientistas utilizaram no estudo tecnologia de raios-X e imageamento, especialmente desenvolvida para esse estudo. Foram surpreendidos pela "qualidade tecnológica" do mecanismo, ressalta Mike Edmunds, professor de astronomia da Universidade de Cardife (Reino Unido) e chefe do projeto. "Se os gregos da Antigüidade podiam fazer isso, o que poderiam fazer agora?", interroga-se ele. As conclusões dos pesquisadores foram apresentadas quando de uma conferência de dois dias, em Atenas, e publicadas na revista "Nature".

Fragmento do Mecanismo de Anticitera, de cerca de 2100 anos de idade, o qual se acredita que tenha sido parte do mais antigo dispositivo mecânico de computação. Pode ser visto no Museu Nacional de Arqueologia de Atenas.

Créditos: Thanassis Stavrakis/Associated Press

Os 82 fragmentos que subsistem são datados entre -140 e -100. Eles contêm umas 30 rodas de engrenagem e "são cobertos de inscrições astronômicas, matemáticas e mecânicas", sublinha Edmunds. "Era um calendário da lua e do sol: predizia a possibilidade de eclipses, mostrava a posição do sol e da lua no zodíaco, a fase da lua e talvez a posição de (...) Vênus e Mercúrio".

O Mecanismo de Anticitera podia predizer um eclipse com data e hora precisas. "Sua concepção é maravilhosa e permite-nos dar conta de como a civilização da Grécia antiga tinha um alto grau de tecnologia. Bem mais do que se imagina", diz Edmunds.

Não se sabe precisamente a que fim servia tal objeto. Xénophon Moussas, membro da equipe, especula que é possível que tenha sido usado para a navegação ou cartografia. Os primeiros aparelhos comparáveis, conhecidos no Ocidente, os relógios mecânicos, foram desenvolvidos na Idade Média.

O Mecanismo da Anticitera foi provavelmente construído na Ilha de Rhodes, que tem longa tradição em astronomia e mecânica aplicada. Ele foi descoberto entre os destroços de um navio romano que teria partido de Rhodes carregado de um saque feito na Grécia, quando sob o jugo de Roma.

Os destroços foram descobertos em 1900 por pescadores de esponjas, a 50 metros de profundidade, ao largo da pequena ilha de Anticitera.

Associated Press, 1 décembre 2006 (Tradução - MIA).

Nota do Managing Editor: os resultados dos estudos foram publicados em 8 de dezembro, na revista Nature, sob o título "Decoding the ancient Greek astronomical calculator known as the Antikythera Mechanism" (Decodificando a antiga calculadora astronômica grega, conhecida como Mecanismo Anticitera).