Diáspora científica.

O Secretário do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), Luiz Antonio Barreto de Castro, divulgou uma convocação do governo brasileiro para cientistas e engenheiros brasileiros que estão vivendo em outros países, visando a que se identifiquem e contribuam para o desenvolvimento da pesquisa e da inovação em nosso país, compartilhando suas experiências e pontos de vista.

Na China e principalmente no Canadá foram feitos esforços bem sucedidos neste sentido (Science 312:1602), e pretendemos seguir o mesmo caminho, abrindo inclusive as portas para cientistas estrangeiros que queiram se integrar a essa iniciativa.

De acordo com o documento, o objetivo dessa missão visa à consolidação do sistema científico e a necessidade de encarar o desafio de integrar a ciência às indústrias, especialmente - mas não exclusivamente -, nas áreas de tecnologia da informação, biotecnologia, nanotecnologia e afins.

O Brasil fez investimentos consistentes na formação de recursos humanos em ciência nos últimos 30 anos. A Ciência no país vem crescendo num ritmo comparável ao dos mais desenvolvidos países. Em 25 anos, o Brasil quintuplicou sua contribuição para a produção científica mundial, alcançando o índice de 2%, um resultado que muito poucos países alcançaram neste mesmo período.

A estabilidade financeira alcançada nos anos 80 atraiu investimentos em pesquisa e desenvolvimento. Leis de patentes e de biossegurança foram criadas antes do início da comercialização de produtos geneticamente modificados. Agora a Lei de Inovação permite que o setor privado obtenha condições extremamente favoráveis nos investimentos em desenvolvimento tecnológico.

O Brasil triplicou sua produção de grãos nos últimos 40 anos. De início, os geneticistas conseguiram desenvolver plantas especificamente para os trópicos. Uma lei então regulamentou a comercialização de sementes, há 40 anos atrás. Posteriormente, a consolidação da indústria de sementes fez com que o trabalho passasse das mãos dos geneticistas para os agricultores.

Os problemas sociais, todavia, estão longe de serem resolvidos. Nos últimos anos o Brasil tem combatido a fome e a miséria em diferentes regiões do país. Há quase 22 milhões de pessoas vivendo em níveis extremos de pobreza, sendo que mais da metade desta gente vive no Nordeste. Considerando as 100 localidades mais pobres do país, 78 delas estão no Nordeste. Os problemas de saúde na região têm urgência de soluções e requerem o fortalecimento imediato da indústria farmacêutica no Brasil.

O contato deve ser feito através do e-mail lbarreto@mct.gov.br, dizendo onde está, sua área de atuação e sua cidade de origem. Anonimato e confidencialidade serão garantidos, caso solicitados, a fim de evitar problemas para o cientista em seu local de trabalho.

MCT - Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil (www.mct.gov.br). Material divulgado em 16 de novembro de 2006.