Normalização das Nanotecnologias : os europeus estão saindo na frente.

O Instituto Alemão de Normalização (DIN, Deutsches Institut fur Normung) participa do novo projeto iniciado pela Comissão Européia no quadro do programa específico "Integrating and Strengthening the European Research Area".

O projeto de pesquisa NANO-STRAND (Standardization Related to Research and Development for Nanotechnologies) teve início em primeiro de agosto de 2006, para uma duração de 18 meses. O principal objetivo do projeto é elaborar planos para as futuras atividades nanotecnológicas de normalização e padronização (estandardização) para a Europa assim como para a pesquisa pré-normativa correspondente.

Logo do Instituto Alemão de Normalização (Deutsches Institut fur Normung)

Créditos: DIN

O NANO-STRAND permitirá descrever as necessidades em normalização e em procedimentos metrológicos e estabelecerá as prioridades para os trabalhos de pesquisa pré-normativos, a normalização e a padronização (estandardização). Não só institutos de pesquisa e empresas do mundo todo participarão, mas também organizações nacionais, européias e internacionais de normalização.

São parceiros do DIN para esse projeto de pesquisa:

• Laboratório Nacional de Metrologia e de Testes, Paris;

• Laboratório Nacional de Física, Tenddington, Londres;

• Universidade Técnica da República Tcheca, Praga;

• Optimat LTD, Glasgow.

As nanotecnologias têm um alto poder de inovação. Representam atualmente 39 bilhões de dólares no mundo inteiro, com uma taxa de crescimento anual de 10%. São utilizadas em numerosos setores, principalmente nas tecnologias da informação, ciências dos materiais, produção e estocagem de energia, medicina e farmacologia, produtos cosméticos e tecnologias de superfície.

Comunicado de Imprensa do DIN, July 21, 2006 (Tradução - MIA).