Cola sensível ao campo magnético : endurece e torna-se líquida quando exposta ao campo.

Pesquisadores do Instituto Fraunhofer IFAM de Materiais e Técnicas de Fabricação desenvolveram uma cola que pode endurecer e voltar a ser líquida quando é exposta a um campo magnético.

Essa nova cola é composta de MagSilica®, um material nanoestruturado que pode ser estimulado por radiação magnética. Quando a cola é submetida a uma irradiação de alta freqüência, endurece instantaneamente sem necessidade de um aporte de calor externo, voltando a ser líquida quando submetida a um campo magnético de mesma freqüência, porém de mais forte intensidade.

Os pesquisadores alemães chegaram a esse resultado misturando à cola nanopartículas superparamagnéticas de dióxido de silício. Quando essas partículas são submetidas ao campo magnético, se põem a vibrar e a temperatura da cola se eleva intrinsecamente, permitindo a colagem.

Esse procedimento de colagem não funciona se pelo menos uma das duas partes a serem coladas não for condutora. Ele permite, particularmente, colar entre si plásticos, sem necessidade de aquecê-los.

No momento, os pesquisadores trabalham a comercialização do produto.

Efeito do campo magnético sobre nanopartículas de MagSilica®.

Press Release - Fraunhofer, July 07, 2006 (Tradução - MIA).

Nota do Scientific Editor: MagSilica® é o primeiro membro de uma nova classe de nanocompósitos inorgânicos, sintetizados pelo processo de chama (flame process). Monocristais de óxido de ferro, muito pequenos, na faixa de 4 a 30 nm, são embebidos em uma matriz de sílica amorfa, resultando em um nanocompósito térmica e quimicamente estável. Dada sua característica magnética, as partículas podem ser manipuladas por um campo magnético externo. Tais partículas podem ser atraídas por um campo magnético inomogêneo, aquecidas por um campo magnético alternado e alinhadas em um campo magnético homogêneo.