Superlentes e metamateriais.

A ótica muda bastante quando se usa materiais estruturados segundo padrões geométricos microscópicos segmentados e orientados, chamados de metamateriais. Esta idéia foi apresentada por Victor Veselago, um cientista russo, há quase quarenta anos. Ele mostrou a possibilidade de se criar situações inusitadas, como por exemplo, materiais com índices de refração negativos, além da possibilidade de se superar o limite imposto pela difração à microscopia. Uma intensa polêmica, que começou por volta de 2000, está confirmando estas idéias, abrindo um vasto campo de pesquisa sobre materiais.

Design de metamateriais. Refração Negativa de um feixe gaussiano formado por fonte-linha, em um cristal 2D dielétrico (bolhas de ar em silício).

Créditos: Shvets Research Group, Dept. of Physics, University of Texas.

Um resultado notável foi recentemente obtido nas universidades de Canterbury (Nova Zelândia) e em Berkeley (EUA), mostrando que um simples filme muito fino de prata atua como uma superlente capaz de produzir imagens com resolução mais fina que o comprimento de onda da radiação utilizada. De um lado, abrem-se novas possibilidades para a caracterização e manipulação da matéria, em escala nanométrica. De outro lado, surge uma nova demanda de criação de objetos nanoestruturados, para um grande número de novas aplicações.

Scientific American (www.sciam.com), julho de 2006 (Texto - F. Galembeck).

Veja mais:

www.nanotechnology.bilkent.edu.tr/