Fabricado o primeiro monitor usando quantum dots.

A empresa QD Vision Incorporation (EUA) anunciou ter fabricado o primeiro monitor do mundo à base de quantum-dots, batizado como QD Display. A empresa afirma que o monitor demonstra de maneira clara a viabilidade industrial e comercial da tecnologia de quantum dots como base para a construção da próxima geração de monitores.

Com 32 por 64 pixels, o QD Display é do tamanho de uma tela de telefone celular e com aproximadamente meio centímetro de espessura. Possui estrutura simples, constituída de uma camada de material na forma de quantum dots, "ensanduichada" entre duas regiões semicondutoras.

A emissão de luz se origina de quantum dots minúsculos, da ordem de 5 nanômetros, de nanocristais semincondutores inorgânicos, os quais são sintetizados por químicos da própria empresa em sua facilidade de prototipagem de QD Display avançada.

Protótipo de monitor de quantum dot. Cada monitor emite cores extremamente puras, podendo ser produzido numa escala que pode competir com as telas convencionais.

Créditos: Porter Gifford

"A produção de nosso primeiro QD Display é um passo importante na direção do desenvolvimento de um processo de fabricação comercial de monitores a base de quantum dots. Nosso foco é nos habilitarmos na produção eficiente de monitores da mais alta qualidade, através de uma melhoria contínua de nossos materiais, desenvolvendo técnicas simples de fabricação e selecionando adequadamente parceiros estratégicos", destaca John Ritter, Vice Presidente Executivo de Desenvolvimento de Produto e Operações da QD Vision.

Dado ao fato dos quantum dots possuírem propriedades físicas únicas, os monitores à base de quantum dots têm possibilidade de apresentar não só uma qualidade visual superior, mas também uma experiência de uso melhor que os monitores de cristal líquido (LCDs), produzindo cores mais luminosas, mais ricas e precisas, e, ainda, consumindo menos energia.

Os monitores de quantum dots seriam bem mais seguros e mais facilmente produzidos do que aqueles que usam novas tecnologias baseadas em dispositivos orgânicos de emissão de luz (OLEDs), pelo fato de fazerem uso de materiais inorgânicos estáveis.

QD Vision (http://www.qdvision.com), June 23, 2006 (Tradução/Texto - OLA).