Tese realizada no LQES focaliza os nanotubos inorgânicos (NTIs), abordando seus mecanismos de formação e estudo das propriedades estruturais, espectroscópicas e químicas.

Em 17 de maio de 2006, foi defendida no Instituto de Química da UNICAMP a Tese de Doutorado - "Nanotubos e Nanobastões de Óxidos e Sulfetos de Metais de Transição, Obtidos via Sistemas Bidimensionais (Lamelares): Preparação, Caracterização e propriedades", de autoria de Odair Pastor Ferreira. Participaram da Banca Examinadora os professores: Adley Forti Rubira (DQI/UEM), Paulo Sérgio Santos (IQ/USP), Nélson Duran (IQ/UNICAMP), Maria do Carmo Gonçalves (IQ/UNICAMP) e Oswaldo Luiz Alves (Orientador da Tese e Presidente da Banca).

A Tese discutiu um modelo estrutural para a formação de nanotubos e nanobastões inorgânicos. Os nanotubos seriam formados a partir de compostos bidimensionais (lamelares), através do enrolamento das unidades lamelares (a exemplo de um "rocambole"), levando à formação de nanotubos do tipo scroll, ou, então, através da eliminação de ligações erráticas em clusters bidimensionais, levando à formação de nanotubos constituídos por cilindros perfeitos. Os nanobastões, por outro lado, seriam formados a partir de rupturas em direções preferenciais nas unidades lamelares, ou pelo colapso de um nanotubo formado previamente.

Os sistemas estudados foram sulfeto de molibdênio, óxido de vanádio, titanato de sódio e óxido de manganês. Os resultados obtidos sugerem que a obtenção de sistemas unidimensionais (nanotubos e nanobastões), a partir de estruturas bidimensionais, tem característica de um mecanismo geral.

Os estudos prosseguem no LQES, na direção da obtenção de novos sistemas unidimensionais, a partir de compostos lamelares.

LQES NEWS, Ano V, Número 104, 01 de junho de 2006.

Nota do Managing Editor: os trabalhos completos, oriundos desta tese e já publicados, podem ser acessados nos links abaixo; caso não consiga acessar os links, enviar email para lqes@iqm.unicamp.br.

Unveiling the structure and composition of titanium oxide nanotubes through ion exchange chemical reactions and thermal decomposition processes.
Journal of the Brazilian Chemical Society, Vol. 17 (2), 393-402 (2006).

One-dimensional nanostructures from layered manganese oxide.
Crystal Growth & Design, Vol. 6 (2), 601-606 (2006).

Raman spectra in vanadate nanotubes revisited.
Nano Letters, Vol. 4, n. 11, 2099-2104 (2004).

Veja mais:

A hora e vez dos nanotubos de óxidos de metais de transição (NOMTs).

Pesquisadores brasileiros dão importante passo para a compreensão dos nanotubos de óxido de vanádio.

Nanotubos de titanato aplicados em fotocatálise heterogênea e preparação de nanotubos de titanato aplicados em fotocatálise heterogênea.