Saúde controlada com auxílio de biocamisas.

Que a ciência e a tecnologia avançam a passos larguíssimos é evidente, não há quem negue. Todo dia surgem novidades na área médica, com vistas à saúde, conforto e bem-estar do ser humano. Condições favoráveis dos países desenvolvidos têm feito com que a longevidade do homem aumente mais e mais e projetos tentam associar as vestimentas a novas tecnologias.

Uma cidade do sudeste da Coréia do Sul se propõe equipar cem idosos com um computador portátil, "em forma" de camisa. O mecanismo servirá para controlar a saúde dos mesmos.

Centros de pesquisa, engenheiros e inventores apostam nas roupas que usamos. Imaginam que, daqui a alguns anos, poderão vir a controlar nossa saúde e, em alguns casos, prevenirão o aparecimento de certas doenças.

A idéia do projeto desenvolvido pelos sul-coreanos é simples, conforme os pesquisadores: trata-se de tornar "inteligentes" nossas calças, camisas, camisetas, etc. Segundo essa óptica, a cidade de Daegu deverá ser a primeira da Coréia do Sul, e talvez do mundo, a propor antes do final do ano o novo programa.

O "U-Healthcare Service", como foi batizado o programa, será oferecido, inicialmente, a cem idosos. O aparelho, à guisa de camisa, é equipado por vários detectores que permanentemente registram os diferentes sinais vitais do idoso. Um centro de controle recebe os sinais de forma direta e sistematicamente e, em caso de urgência, pode intervir imediatamente.

A "camisa inteligente" vai além, permitindo igualmente realizar certos diagnósticos e até mesmo consultas médicas simples.

Chosun (http://english.chosun.com), consultado em 23 de maio, 2006 (Tradução/Texto - MIA).