Acordos para a ciência entre o Brasil e o Reino-Unido.

Por ocasião da visita de estado ao Reino-Unido do presidente brasileiro Lula, o Brasil e o Reino-Unido concordaram estabelecer laços mais fortes nas áreas da ciência, tecnologia e inovação. Os dois países esforçar-se-ão, particularmente, na avaliação de possíveis colaborações comuns com a África austral, a fim de estender, de modo durável, a indústria do bioetanol dessa região.

Visita do Presidente Lula ao Reino Unido

Créditos: Associated Press

Sir David King, Conselheiro Científico do Primeiro Ministro britânico, e M. Sérgio Rezende, ministro brasileiro da ciência e tecnologia, assinaram, em 07 de março de 2006, um plano conjunto de ação para a ciência, tecnologia e inovação. A vocação desse plano consiste em encorajar colaborações crescentes entre os dois países, nas áreas de interesses comuns, incluindo a mudança climática, a agricultura e a saúde.

Os três pontos principais do plano são:

1. realizar uma análise do potencial de expansão da produção de cana-de-açúcar e de bioetanol na África austral;

2. organizar um "Brazil Day" (Dia do Brasil), destinado aos cientistas dos dois países, a se realizar em Londres, na Royal Society (Academia de Ciências britânica), no mês de maio;

3. designar o ano 2007 ao Brasil como "UK: Brazil Year of Partnership in Science" (Ano da Parceria Reino-Unido/Brasil para a Ciência).

Segundo David King, no Reino-Unido e no resto do mundo, aprendeu-se muito da expertise brasileira para a produção e utilização do bioetanol. Além disso, o conselheiro científico britânico estima que o aumento da produção de bioetanol na África austral criaria não apenas empregos e riquezas, mas diminuiria igualmente a pressão exercida sobre os recursos brasileiros de cana-de-açúcar nos períodos de demanda elevada. Paralelamente, o Reino-Unido ajudará no desenvolvimento de uma fonte de bioetanol durável, do ponto de vista ambiental e social, melhorando a certeza do aprovisionamento do mercado britânico de bioetanol.

Finalmente, Sir David King precisou que o "Brazil Day" acontecerá em 22 de maio de 2006, na Royal Society: durante esse dia, cientistas e corpos técnicos dos dois países estarão em condições de identificar as prioridades e as possibilidades de colaboração. O Ano da Ciência no Brasil poderá igualmente levar a organização de uma série de eventos servindo de vitrine para a ciência e inovação britânicas.

DTI (www.gnn.gov.uk), consultado em 02 de Abril de 2006 (Tradução-MIA).

Nota do Managing Editor: a ilustração não aparece na matéria original tendo sido obtida em www.google.com.