EPA (Agência de Proteção Ambiental Norte-Americana) resolve "ir fundo" no estudo dos efeitos da nanotecnologia.

A EPA - Agência de Proteção Ambiental Norte-Americana - concedeu um prêmio de 5 bilhões de dólares em financiamento na forma de "grants" para estudos relacionados à saúde e impactos ambientais da nanotecnologia. É preocupação da Agência saber se as nanopartículas podem penetrar no corpo humano e, em caso positivo, quanto tempo levariam para ser eliminadas.

A Agência também se interessa pelo transporte e perigos das nanopartículas no meio ambiente. As pesquisas poderão voltar-se ainda para aplicações da nanotecnologia que possam ser benéficas ao meio ambiente.

Tais aplicações incluem o uso de nanopartículas de ferro para a remoção de poluentes de grandes volumes de água subterrânea (freática), segundo um método mais barato e eficaz que os existentes.

TMCNet (http://www.tmcnet.com), consultado em 20 de março, 2006 (Tradução- MIA).

Veja mais:

NanoCare: saúde e meio ambiente sob vigilância.

Screening para partículas tóxicas.

Nova Lei para Nano?

Nanopartícula pode ser tóxica, diz estudo.