Pesquisa com células-tronco realizada na Bahia gera resultado clínico inédito.

O primeiro transplante de células-tronco em um paciente com cirrose hepática foi realizado no último dia 20, no hospital São Rafael, em Salvador, BA, Brasil. De acordo com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti), o procedimento foi realizado com sucesso e será repetido em outras pessoas para tratar casos de pacientes com doenças crônicas, que esperam por um transplante de fígado.

O sucesso na utilização terapêutica de células-tronco é resultado de uma pesquisa iniciada há dois anos pela unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na Bahia. Ricardo Ribeiro dos Santos, pesquisador da instituição e coordenador da parte experimental do estudo, afirmou que a utilização de células-tronco no tratamento reduz em aproximadamente 60% a fibrose hepática.

A intenção dos pesquisadores é tentar melhorar a qualidade de vida do paciente e aumentar a sobrevida até que ele receba um novo fígado. O pesquisador lembrou que a terapia celular em pacientes portadores de doenças hepáticas não substituirá a necessidade do transplante do órgão, mas poderá auxiliar centenas de pessoas que estão na fila de espera.

O superintendente de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Secti, Maurício Campos, afirmou que a secretaria definiu as células-tronco como tema prioritário nas áreas de biotecnologia e saúde no Estado. Ele disse ainda que os editais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) fomentam uma rede composta por vários centros de pesquisa liderados pela Fiocruz e com participação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e de sete hospitais.

Segundo o superintendente, o Estado encaminhou à Finep o projeto de um Centro de Terapia Celular para ampliar a rede. A expectativa é de que, se aprovado, o centro tenha uma área de isolamento de cultura e de bioprospecção, até abranger a área clínica de análise e anatomia patológica associada à terapia celular. "Nós ainda continuamos na expectativa de ver esse projeto aprovado, pelo caráter estruturante que ele tem", declarou Campos.

Secti (www.secti.ba.gov.br/), consultado em 28 de setembro de 2005.