Onda de "tatuagem" atinge frutas e legumes.

Fruto tatuado parece remeter a título de filme e, ainda, de categoria duvidosa. Parece, mas não se trata disso, e, sim, de um novo procedimento realizado graças ao laser. A empresa Durand-Wayland (EUA) acaba de desenvolver uma tecnologia que permite "tatuar", "incrustando" sobre frutas e legumes (batata, pimentão, tomate, abobrinha, etc.), as diferentes informações necessárias não apenas à sua identificação, mas também à sua comercialização.

Trata-se de um procedimento já aprovado pelo governo e que consiste de um laser capaz de despigmentar as camadas superficiais de um fruto, sem prejuízo de seu interior. O procedimento cria, assim, um contraste permanente, visível a olho nu ou por qualquer procedimento de leitura óptica.

O produto, garantem os idealizadores dessa técnica, não corre qualquer risco, preservando todas as suas garantias alimentares, dado que o feixe luminoso não foi concebido para atravessar a pele.

Limão Tatuado - O sistema desenvolvido produz marcas de identificação, legíveis e permanentes, na pele de frutas e legumes, sem degradação da qualidade ou aroma.
Fonte: http://ils.pennnet.com

O governo americano, a seu lado, já tomou as providências cabíveis, solicitando, com receio de ataques bioterroristas, o emprego de dispositivos de traçabilidade sobre o conjunto de produtos agroalimentares, o que obriga atacadistas e fornecedores a colocar etiquetas autocolantes sobre cada fruto.

A partir de 2006 todo o produto importado pelos Estados Unidos deverá ser devidamente etiquetado. À primeira vista, esse poderá ser um sistema pouco prático, tanto para os industriais como para os consumidores, uma vez que as etiquetas podem se descolar ou, ao contrário, estarem fortemente coladas. Substituí-lo pela impressão a laser poderá revelar-se como bastante vantajoso.

E, como comerciante não dorme no ponto, alguns já pensam na possibilidade de ganhar um dinheirinho extra com a nova tecnologia, tatuando também mensagens publicitárias sobre os frutos!

New York Times, July 19, 2005 (Tradução/Texto - MIA).