Nanotubos de carbono : crescimento automático e no lugar certo.

Os nanotubos, que tanto deram, e dão, o que falar, não param de causar verda-
deira ebulição no mundo científico. À cada dia, descobertas surpreendentes, fazendo uso dos mesmos, povoam o mundo científico e viram manchetes de jornal. Pudera: eles vieram mesmo para revolucionar!

Uma das últimas novidades é que o crescimento de nanotubos de carbono sobre silício pode vir a ser automático. É isso mesmo: pesquisadores da Case Western Reserve, Cleveland (EUA), provaram ser possível o crescimento de nanotubos - exatamente no local em que se desejar -, alinhados automaticamente através de uma placa.

O crescimento de nanotubos de carbono sobre silício poderá permitir a produção de transistores em nanoescala. A condição para que isso aconteça é que seus criadores consigam especificar com exatidão o local onde deve se dar o crescimento desses minúsculos dispositivos.

Conforme os pesquisadores, os nanotubos são soldados automaticamente. A soldagem se dá durante o crescimento. Isso os torna tão confiáveis e pouco custosos quanto os chips atuais.

Massood Tabib-Azar, professor de engenharia elétrica em Case Western, diz: "Nossa contribuição foi obter uma técnica através da qual o crescimento dos nanotubos se dê no lugar em que se desejar, ou seja: entre dois bornes elétricos".

O objetivo desse novíssimo e surpreendente método é colocar os nanotubos no próprio local onde forem requisitados e aplicar o procedimento, de tal sorte que o crescimento dos nanotubos se dê simultaneamente e que os mesmos se soldem automaticamente. Acrescenta Tabib-Azar que "a soldagem automática constitui-se em um verdadeiro avanço fundamental". Diz, ainda, que "o crescimento se dá de um a outro borne, e quando os nanotubos atingem o borne seguinte, se soldam a este".

Os pesquisadores têm em vista, agora, a criação de um chip para detectores à base de nanotubos ultrasensíveis, visando à detecção de gases.

EETimes.fr, 25 Avril, 2005 (Tradução/Texto - MIA).

Veja mais:

Nanotubos de carbono monodimensionais.

Nanotubos de carbono batem novo recorde de condutividade elétrica.

Nanotubos de carbono com dupla parede: uma semicondutora, outra condutora.