Partículas emitidas por motores diesel sob estrita vigilância.

A partir dos anos 40, as concentrações urbanas se multiplicaram e se ampliaram bastante. Decorrentes disso, problemas de toda sorte afloraram e muitos outros surgiram. Para focalizar apenas um, basta que se atente para a questão da poluição e as grandes implicações da mesma sobre a saúde pública.

Quando se buscam os vilões, os maiores responsáveis por esse estado, dá-se de cara com o motor diesel, em função das partículas altamente poluentes que o mesmo lança na atmosfera. É o progresso? Um mal necessário? Sim, mas é bom, enquanto é tempo, que se corra atrás do prejuízo.

Correr atrás do prejuízo é o que está fazendo a empresa NOVA-MMB de técnicas de medida, juntamente com a Universidade Técnica de Dresde (Alemanha). Ambas desenvolveram um novo procedimento objetivando medir a quantidade de partículas emitidas pelos motores diesel.

A comunidade de pesquisa industrial Otto von Guericke financiou essa inovação e, graças a ela, doravante é possível a realização de medidas de concentrações bastante baixas, o que irá atender às futuras normas Euro V, que passarão a vigorar em 2010. Como nas técnicas tradicionais de gravimetria, o novo aparelho, para fixar as partículas, faz uso de um filtro.

Assim, a técnica de medida permite estimar a massa de partículas emitidas, independentemente de seu tamanho e forma, não sendo sensível à presença de moléculas de água fixadas nas partículas.

Os resultados do novo aparelho, quando comparados aos dos métodos tradicionais, são idênticos, mas a precisão é sobremodo maior, nos casos de baixas concentrações.

AIF-Otto von Guericke (Press Release), May 04, 2005 (Tradução/Texto - MIA).