CNPq presta homenagem a pesquisadores e parceiros.

Nos dias 18 e 19 de abril próximo, 30 pesquisadores e 18 parceiros receberão homenagem do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, pela contribuição dada à área de ciência e tecnologia no ano de 2004. A solenidade está inserida na programação das comemorações dos 54 anos de criação do CNPq e a homenagem é uma iniciativa do seu Conselho Deliberativo, que aprovou em sua última reunião, no dia 25 de janeiro, os títulos Pesquisador Emérito do CNPq e Menção Honrosa Especial de Agradecimentos.

O primeiro será outorgado anualmente ao pesquisador brasileiro ou estrangeiro, radicado no Brasil há pelo menos 10 anos, pelo conjunto de sua obra científico-tecnológica e por seu renome junto à comunidade científica. A escolha será feita a cada ano, antes do mês de abril, pelo plenário do Conselho Deliberativo, sendo inelegíveis os bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq com a bolsa em período de vigência. O agraciado receberá, além do título, o direito a até seis diárias e passagens para a participação de um congresso científico, no país ou no exterior, de sua escolha, no ano da concessão do prêmio ou no ano subseqüente.

A Menção Honrosa Especial de Agradecimentos será concedida a pessoas físicas ou jurídicas por significativos serviços prestados ao crescimento, desenvolvimento, aprimoramento e divulgação do CNPq no ano anterior à entrega do título. O título é constituído de diploma e medalha e os nomes indicados pela Diretoria Executiva do CNPq e membros do Conselho Deliberativo.

As normas que criam os títulos estabelecem que a data da homenagem será em sessão pública e solene, por ocasião do aniversário do CNPq, no mês de abril.

Maiores detalhes em: http://www.cnpq.br/noticias/2005/010405.htm.