Outra aplicação para os materiais mesoporosos : estocagem mais eficiente de hidrogênio.

David Antonelli, Professor do Departamento de Química da Universidade de Windsor (Ontário, Canadá), juntamente com seu grupo, desenvolveu materiais com propriedades excepcionais, que permitem um armazenamento mais eficaz do hidrogênio.

Tratam-se de óxidos metálicos com uma estrutura alveolar, cujo diâmetro de cada alvéolo é da ordem do nanômetro. Os materiais nanoestruturados obtidos, chamados mesoporosos, apresentam grande superfície específica e porosidade perfeitamente controlada, que permite que o hidrogênio seja retido e absorvido no interior de sua estrutura.

A superfície de contato da estrutura é tal, que uma colherinha de café do pó, equivale à superfície de um campo de futebol.

Os métodos de estocagem tradicionais de hidrogênio implicam meios complexos e custos elevados. O hidrogênio é conservado na forma líquida, a temperaturas extremamente baixas, em reservatórios ultrapressurizados que ocupam muito espaço. Em igual volume, os materiais mesoporosos realizados por Antonelli permitem estocar 40% a mais de hidrogênio, em relação aos meios atuais de estocagem de hidrogênio em estado líquido, e oito vezes mais hidrogênio que nos reservatórios de hidrogênio gasoso sob pressão.

Por outro lado, a estocagem é realizada em condições de temperatura bem aceitáveis, da ordem de uma centena de graus a mais que aquelas atualmente praticadas.

O desenvolvimento dessas pesquisas é bastante interessante tanto para os cientistas como para os industriais, ainda mais que os materiais mesoporosos têm a vantagem de ser bem menos onerosos, além de ser biodegradáveis. Poderão vir a constituir uma solução eficaz, a isso que poderia ser a fonte de energia da próxima geração de automóveis.

"News Releases", University of Windsor, January 28, 2005 (Tradução - MIA).