Conflito de interesses nas revistas científicas : um assunto cada vez mais sério.

A probidade, a dignidade, a respeitabilidade, e, por que não dizer com todas as letras: a ho-nes-ti-da-de - quando da publicação de resultados de pesquisa -, devem ser preservadas a todo custo, sob pena de não se estar fazendo mais ciência. Pelo menos esses são, ou deveriam ser, alguns dos pressupostos que norteiam todas as revistas científicas.

Acreditando nisso, o Environmental Health Journal (EUA) decidiu aplicar sansões a autores de artigos que, por um ou outro motivo, deixam de revelar um conflito de interesse financeiro (vantagens oferecidas por empresas implicadas no estudo, patentes, licenciamentos, etc.).

Cada caso é submetido a uma análise, e as "punições" impostas variam conforme a natureza do mesmo. Assim, tais punições, nos casos mais graves, podem incluir uma proibição de publicar, com uma duração de três anos, a retirada dos trabalhos do site da revista na Internet, passando a figurar uma nota no espaço que ocupavam, etc., registrando claramente o abuso em uma edição posterior.

Difundido pelo National Institute of Environmental Health Sciences, da Carolina do Norte (EUA), o Journal faz parte dos quatro periódicos científicos que tinham sido analisados em julho último por um estudo do Center for Science in the Public Interest (CSPI), de Washington D.C. (EUA).

Entre dezembro de 2003 e fevereiro de 2004, oito por cento dos 163 artigos publicados e examinados pelo CSPI, ou seja: 13 artigos, revelaram uma dissimulação de conflitos de interesse da parte dos autores.

Wall Street Journal, October 26, 2004. (Tradução/Texto - MIA)